Esta pesquisa tem o objetivo de compreender como o Google Maps, Google Earth e Google Street View podem beneficiar os estudantes e docentes, no que diz respeito ao ensino e aprendizagem em Geografia. Diante disso busca-se entender como os professores, pode incluir seus alunos nas tecnologias digitais utilizando estes dispositivos do Google em suas aulas. Estes recursos disponibilizam elementos cartográficos tais como escala, planta e imagens de satélite e destacam-se pelas ferramentas de referências de direção e movimentação dinâmica que pode ser feita sobre qualquer parte do globo. Para tanto, foi necessário um levantamento teórico das obras de autores que relatam sobre o uso destas tecnologias digitais e a importância destes instrumentos para uma aprendizagem mais eficiente da Geografia, como: Oliveira (2003), Tanan (2016), Rêgo e Serafim (2015). O que se percebe é que o uso da tecnologia é importante, pois contribui no aprendizado de forma dinâmica, interativa e desperta a curiosidade, criatividade e interesse dos alunos. No entanto o papel do professor como investidor em metodologias inovadoras, que proporcionem a inserção dos alunos no mundo tecnológico é de suma importância. Apesar dos discentes da educação básica serem considerados nativos digitais, a mediação docente faz-se necessária na sistematização dos conteúdos.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos