REFLEXOS DA CULTURA DIGITAL: MULTILETRAMENTO E EDUCAÇÃO DE SURDOS POR MEIO DO FACEBOOK

  • Autor
  • Moanna Brito Seixas Fraga
  • Resumo
  • No cenário atual, experimenta-se a crescente interface entre a cultura digital e as práticas sociais. Experimenta-se ainda a Educação permeada de tecnologias digitais que têm fomentado novas formas de construção do conhecimento, bem como têm possibilitado (re)significar práticas e eventos de letramento. A força do advento da internet interpenetra as práticas sociais e as tornam plurais e heterogêneas. Isso significa dizer, a partir da teoria dos Letramentos (STREET, 2014; ROJO, 2009), que não há apenas de um “tipo”, mas há vários e heterogêneos, múltiplos e multiletramentos, no sentido adotado por Rojo e Moura (2012). Os multiletramentos são inclusivos, ou seja, alcançam maiorias e minorias, como os surdos por exemplo. Acerca destes, a cultura digital vem demonstrando novas possibilidades de (re)significar o que está sendo aprendido e potencializando um interação ubíqua com as mais diversas linguagens. Com base nisso, o presente artigo pretende discutir, por meio de revisão bibliográfica e à luz das teorias que se dedicam aos estudos sobre a cultura digital, o multiletramento de surdos por meio do Facebook. Os resultados parciais revelam que esta ferramenta tem sido utilizada com maior ênfase em ambientes educativos com vistas a proporcionar interatividade tanto no mundo virtual como também no mundo real. 

     

  • Palavras-chave
  • Cultura digital; Multiletramento; Alunos surdos; Facebook.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Teorias da aprendizagem e uso das tecnologias Digitais
Voltar Download
  • Formação de professores e uso de tecnologias Digitais
  • Teorias da aprendizagem e uso das tecnologias Digitais
  • Robótica Educacional
  • Uso de aplicativos em dispositivos móveis no ensino
  • Uso de Tecnologias Digitais no Ensino Superior
  • Uso de Tecnologias Digitais em Espaços Comunitários (Ex Quilombolas) e Escolas do Campo.
  • Pensamento Computacional e Ensino
  • Uso de tecnologias Digitais na Educação Básica
  • Uso de Tecnologias Digitais na Educação à Distância

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva

Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares

Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores

Prof.º Dr Roque Mendes Trindade

Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira

Prof.º Dr Carloney Alves

Profº. Dr Jaylson Teixeira

Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz

Profº Dr Lucas Santos Campos