RESUMO
Este trabalho é parte de uma pesquisa que está sendo realizada no município de Vitória da Conquista/Ba, tendo como problemática identificar o que aconteceu com os laboratórios de informática do Programa Proinfo desde o ano de 2009, quando o termo de Adesão foi assinado pelo prefeito e as escolas começaram a receber os equipamentos. Neste recorte as autoras buscaram conhecer o contexto no qual as tecnologias educacionais chegaram até o município, usando a categoria história para compreender a realidade. Para a realização deste estudo, recorreu-se à abordagem qualitativa, o método Materialismo Dialético sendo a pesquisa Documental e Bibliográfica. O trabalho usou como referencias os principais documentos que versam sobre o assunto, e ainda autores que estudam a temática como Bonilla e Pretto, (2000, 2010), Oliveira (1997) dentre outros. Como resultado, foi possível perceber que a implantação do programa aconteceu a partir da necessidade econômica do país, produzir mão de obra para usar as máquinas, ainda que com o conhecimento tácito, usando as escolas como “instrumento de formação” do alunado, que são os trabalhadores. Nota-se também que, assim como a Educação do Campo as tecnologias educacionais precisam percorrer um longo caminho até se concretizar de fato nas escolas do campo.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos