O objetivo deste trabalho é trazer breves considerações e apontamentos sobre o posicionamento e intervenções pedagógicas, do professor de língua materna, – considerando que língua portuguesa, a despeito de como é demandada na escola tradicional, deve ser uma matéria multidisciplinar – em função do alto acesso à informação que os alunos têm hoje, com a massificação dos dispositivos móveis e internet. O estudo foi realizado com base nos trabalhos de autores como Leffa (2012), Antunes (2003), Soares (2010), Santaella (2011) e Ribeiro (2016). A discussão e resultados apresentados aqui são de cunho puramente bibliográfico e não fruto de observações em campo, ou seleção de corpus para análise. Os resultados apresentados nos guiam para uma nova perspectivação do trabalho do professor de língua materna, em favor de tornar o seu trabalho muito mais próximo dos meios de interação social e favorecer uma aliança entre o ensino e novas mídias.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos