Este trabalho apresenta um relato de experiência do uso de kits de robótica da LEGO MINDSTORMS em uma aula com estudantes do Curso Técnico Subsequente em Eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA localizado no município de Jequié. O objetivo principal deste trabalho foi contribuir com a prática da educação em robótica usando os kits da LEGO MINDSTORMS dentro do contexto do Curso Técnico em Eletromecânica. Utilizando dois tipos de kits de robótica da LEGO os alunos foram capazes de realizar construções de modelos e protótipos de máquinas e mecanismos do cotidiano bem como aplicar de forma prática conceitos vistos em sala de aula uma vez que nem sempre é possível realizar este tipo de vivência prática durante os dois anos do curso. Por fim, após várias atividades práticas propostas na aula foi possível concluir que o uso dos kits trouxe benefícios na aprendizagem dos alunos tendo como base os relatos apresentados por eles ao término da vivência.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof.ª Dra Maria Deusa Ferreira da Silva
Prof.ª Dra Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Prof.ª Msc Crijina Chagas Flores
Prof.º Dr Roque Mendes Trindade
Profª. Msc Alessandra Cruz de Oliveira
Prof.º Dr Carloney Alves
Profº. Dr Jaylson Teixeira
Profº. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Profº Dr Lucas Santos Campos