THE DIGITAL WON’T LET ME GO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO E INTERAÇÃO DO PÚBLICO DE VTUBERS

  • Autor
  • Paula Gonçalves
  • Co-autores
  • Beatrice de Melo Silva
  • Resumo
  • Com a popularização de livestreams em plataformas como Twitch e YouTube, especialmente devido à pandemia de Covid-19, diversas pessoas têm construído carreiras sólidas na internet. No entanto, um tipo diferente de streamer vem chamando a atenção. O termo VTubers - abreviação do inglês “Virtual YouTuber”- se refere a criadores de conteúdo, independentes ou empresariados, que se utilizam de um avatar virtual 2D ou 3D gerado por computação gráfica e controlado por captura de movimento de um humano. VTubers são personagens animados que, por meio da tecnologia, vêm se tornando um artifício cada vez mais popular por uma série de questões. Muitas vezes retratados com características femininas e estilo kawaii, este tipo de conteúdo tem se tornado cada vez mais popular no mundo inteiro, sendo consumido especialmente na Ásia, onde foi originado. A tendência não é exatamente uma novidade, já que é comum vermos ídolos como Hatsune Miku, cantora virtual japonesa que recentemente foi escolhida como embaixadora de campanhas contra o Covid no Japão ou o grupo virtual Gorillaz, criado no fim dos anos 1990. Desta forma, o presente trabalho visa investigar e analisar a percepção do público em relação a três das VTubers com maior número de seguidores do YouTube, sendo estas 1) Gawr Gura – 3.72 milhões de inscritos; 2) Amelia Watson - 1,58 milhões inscritos e 3) Amano Pikamee - 572 mil inscritos. A justificativa da escolha desses perfis se dá pela interação das personagens ocorrer em suas redes sociais em idiomas além do japonês, diferente de outras VTubers. Desta forma, foram coletadas interações e menções do público no Twitter a respeito das personagens em questão, a partir dos quais serão debatidas questões de dinâmicas identitárias e de anonimato na internet, a possibilidade da preferência de consumo por conteúdo de um streamer virtual ao de um streamer “de carne e osso” e possíveis interações de fãs que remetem à cultura idol japonesa e coreana. 

  • Palavras-chave
  • VTubers, YouTubers virtuais, Consumo, Avatar virtual
  • Área Temática
  • Grupo de Pesquisa - AnimaMídia (UFF)
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A IV Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2021) ocorre entre os dias 20 e 24 de setembro de 2021, na modalidade online em decorrência da pandemia de COVID-19. A JIG 2021 tem o objetivo de consolidar um espaço de diálogo e debate entre os Grupos de Pesquisa do campo da comunicação e do audiovisual, que irão expor e discutir os resultados de suas pesquisas durante as sessões de apresentação de trabalho.

O evento tem como eixo principal o tema Entretenimento Transmídia Multiplataformas, abordando a “Plataformização do Entretenimento”, em diálogo com outros temas: Comunicação Multiplataforma, Rede de Pesquisadores, Inovação no Mercado Audiovisual, Criatividade em Ficção Serial, Televisão Transnacional, Plataforma de Streaming e Alfabetização Transmídia.

A partir desses eixos temáticos, a JIG 2021 objetiva contribuir para a produção e difusão do conhecimento científico no campo de estudos das mídias audiovisuais, através de conferências, mesas-redondas, painéis, e pelo amplo diálogo entre os grupos de pesquisa e profissionais do campo do audiovisual, jornalismo, marketing, design e artes.

A JIG 2021 é um evento organizado pelo Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som – GEMInIS/UFSCar (www.geminis.ufscar.br), coordenado pelo prof. Dr. João Carlos Massarolo, com o apoio da Universidade Federal de São Carlos – através da Pró-Reitoria de Extensão.

Modalidades de Trabalhos

Serão aceitas propostas de trabalhos de pesquisadores de Graduação e Pós-Graduação do campo de estudos de mídias audiovisuais, comunicação e áreas afins. As propostas de trabalho são classificadas em duas categorias:

1) GRUPO DE PESQUISA: categoria para apresentação de trabalhos desenvolvidos por equipes de pesquisadores, de diferentes níveis de formação, e queiram estabelecer um diálogo entre diferentes grupos da área do audiovisual e da comunicação, com seus diferentes objetos, referenciais teóricos e metodologias de análise. O grupo deve caracterizar-se pela pesquisa que desenvolve em conjunto e não necessariamente precisa coincidir com os grupos de pesquisa cadastrados no CNPq ou vinculados a uma Instituição de Ensino Superior, embora seja interessante que se justifique por essa razão.
Para submissão de trabalhos nessa categoria, é primeiramente requerido o cadastro do Grupo de Pesquisa no evento pelo link – https://doity.com.br/jig2021/artigos?modelo=2614#m

2) PAINEL: categoria para apresentação de trabalhos de pesquisadores, pós-graduandos e alunos de graduação (sob orientação de um professor) interessados em apresentar os resultados de seus trabalhos sob a forma de sessões de debates.

As propostas de apresentação de trabalhos devem ser submetidas mediante o envio de resumo pelos sistema de submissão online (https://doity.com.br/jig2021).

Após o evento, os participantes terão que enviar o artigo completo para publicação em anais eletrônicos.

Conheça as Normas de Formatação.

Sobre o Envio de Propostas de Trabalhos

Grupo de Pesquisa

Cabe ao Coordenador (ou coordenadores) a responsabilidade de primeiramente cadastrar o Grupo de Pesquisa através do sistema de submissão do evento. Para tanto, deve ser enviado um resumo de apresentação do grupo de pesquisa, de 100 (cem) a 200 (duzentas) palavras.

Após a confirmação do cadastro do grupo, os membros devem enviar suas propostas de apresentação de trabalho (individuais ou em coautoria). Os resumos devem conter entre 50 (cinquenta) a 100 (cem) palavras, conforme ‘Normas para Formatação’.

Cabe também ao Coordenador (ou coordenadores):

1) Decidir quantos e quais são os trabalhos mais relevantes a serem apresentados no tempo máximo de 45 (quarenta e cinco) minutos, com previsão de 5 (cinco) a 10 (dez) minutos para perguntas.

2) Deliberar sobre a forma de apresentação dos participantes de seu grupo, considerando o tempo da apresentação total do grupo.

Limite de participantes por grupo: Não há um limite para o número de participantes de cada grupo. Cabe ao Coordenador do grupo decidir quantos e quais membros podem participar da apresentação, tendo em vista o tempo de 45 minutos de que o grupo dispõe para isso.

Inscrição em mais de um grupo de pesquisa: Caso o pesquisador atue em mais de um grupo de pesquisa, é possível se inscrever em até dois grupos. Neste caso, não é necessário fazer o pagamento de duas inscrições.

Participação de alunos de graduação: Alunos de graduação com pesquisa de iniciação científica que desejem apresentar trabalho, podem se inscrever para apresentação tanto na modalidade Grupo de Pesquisa (contanto que integre um) quanto na modalidade Painel.

Painel

As propostas de apresentação de trabalho (individuais ou em coautoria) nessa modalidade devem ser submetidas através do envio de um resumo, com 50 (cinquenta) a 100 (cem) palavras, conforme ‘Normas para Formatação’.

As apresentações na modalidade PAINEL ocorrerão por meio de sessões de debate, sob supervisão de um coordenador. A apresentação oral de cada participante terá a duração de até 10 minutos voltados para exposição de seu trabalho. Ao final das apresentações, estarão disponíveis até 10 minutos voltados ao diálogo e debate entre os pesquisadores da sessão e o público.

Critérios de Seleção

A aprovação as propostas de trabalho está vinculada a avaliação da Comitê Científica do evento, seguindo os seguintes critérios:

– Qualidade e relevância social/acadêmica da temática;
– Consistência na abordagem teórico-metodológica da pesquisa;
– Originalidade do trabalho;
– Redação e ortografia adequada.

Serão automaticamente excluídos os trabalhos que não obedecerem às normas de formatação previamente estabelecidas. Os autores que tiverem suas propostas aceitas serão notificados através do e-mail fornecido no ato da submissão. Após a confirmação do aceite, o interessado deverá providenciar a inscrição e o pagamento da respectiva taxa, além de enviar o artigo completo, após o evento, dentro do prazo estabelecido pelo evento.

  • Painel
  • Grupo de Pesquisa - A-tevê (UFBA)
  • Grupo de Pesquisa - AnimaMídia (UFF)
  • Grupo de Pesquisa - Artemídia e Videoclipe (UNESP)
  • Grupo de Pesquisa - C.M.M. (UNESP)
  • Grupo de Pesquisa - CiberCog (UERJ)
  • Grupo de Pesquisa - Comunica (UFSCar)
  • Grupo de Pesquisa - Design Audiovisual (UFPB)
  • Grupo de Pesquisa - Entre (dis)cursos (PUC-Campinas)
  • Grupo de Pesquisa - GECAS (UFMT)
  • Grupo de Pesquisa - GELiDis (USP)
  • Grupo de Pesquisa - GrAAu (UNESP)
  • Grupo de Pesquisa - Conteúdos Digitais Transmidiáticos e Interativos (UCB)
  • Grupo de Pesquisa - Grupo Poéticas Digitais (USP/UAM)
  • Grupo de Pesquisa - Icon (UFOB)
  • Grupo de Pesquisa - LabArteMídia (USP)
  • Grupo de Pesquisa - labIMAGEM (UNESP)
  • Grupo de Pesquisa - Laboratório de Mídia Digital (UFJF)
  • Grupo de Pesquisa - MediaAção (UFMG)
  • Grupo de Pesquisa - Mídias Digitais e Mediações Interculturais (UFPE)
  • Grupo de Pesquisa - MidiAto (USP)
  • Grupo de Pesquisa - Multimundos (UFMT)
  • Grupo de Pesquisa - NEMACS (UFF)
  • Grupo de Pesquisa - Produção e Pesquisa em Arte (PUC-Campinas)
  • Grupo de Pesquisa - Série Clube (UFF)
  • Grupo de Pesquisa - TransLEd (Uni-Facef)
  • Grupo de Pesquisa - Lecotec (UNESP)
  • Grupo de Pesquisa - MusiMid (UNIP/USP)
  • Grupo de Pesquisa - História e Legislação da ANCINE: debates pertinentes (UFRJ)
  • Grupo de Pesquisa - ECOEM (UFSB)
  • Grupo de Pesquisa - TeleVisões (UFF)
  • Grupo de Pesquisa - GEMInIS (UFSCar)
  • Grupo de Pesquisa - Observatório da Qualidade no Audiovisual (UFJF)

Prof. Dr. João Carlos Massarolo (UFSCar)

Prof. Dr. André Lemos (PPGCOM-UFBA)

Prof. Dr. André Piero Gatti (FAAP)

Prof. Dr. Antônio Carlos Amâncio da Silva (UFF)

Profa. Dra. Ariane Diniz Holzbach (UFF)

Prof. Dr. Bruno Roberto Campanella ( UFF)

Prof. Dr. Christian Pelegrini (UFJF)

Prof. Dr. Eduardo Campos Pellanda Pontifícia (PUC-RS)

Prof. Dr. Erick Felinto de Oliveira (UERJ)

Profa. Dra. Fernanda Castilho Santana (USP)

Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda (UNESP)

Profa. Dra. Gabriela Borges Martins Caravela

Prof. Dr. Giuseppe Mario Cocco (UFRJ)

Prof. Dr. Gilberto Alexandre Sobrinho (Unicamp)

Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand (Unicamp)

Prof. Dr. Igor Pinto Sacramento (Fiocruz)

Prof. Dra. Ivana Bentes Oliveira (UFRJ)

Prof. Dr. João Damasceno Martins Ladeira (UNISINOS)

Prof. Dr. José Eduardo Ribeiro de Paiva (UNICAMP)

Prof. Dr. Leonardo Antonio De Andrade Giani (UFSCar)

Profa. Dra. Luciana Salazar Salgado (UFSCar)

Prof. Dr. Marcelo Gil Ikeda (UFC)

Prof. Dr. Marcos Américo (UNESP)

Prof. Dr. Marcel Vieira da Silva (UFPB)

Profa. Dra. Maria Carmem Jacob de Souza (UFBA)

Profa. Dra. Maria Cristina Palma Mungioli (USP)

Profa. Dra. Maria Dora Genis Mourão (USP)

Profa. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes (USP)

Profa. Dra. Maria Lucia Santaella Braga Pontifícia (PUC-SP)

Profa. Dra. Naiá Sadi Câmara (UNAERP)

Prof. Dr. Noel dos Santos Carvalho (UNICAMP)

Profa. Dra. Paula Regina Dal Evedove (UFSCar)

Prof. Dr. Pedro Henrique Varoni de Carvalho (UNIT)

Prof. Dr. Rubens Arnaldo Rewald (USP)

Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk (UAM)

Prof. Dr. Sílvio Henrique Vieira Barbosa (ESPM-SP)

Profa. Dra. Vanice Maria Oliveira Sargentini (UFSCar)

Endereço: Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH
Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Rodovia Washington Luís, Km 235 – SP-310
CEP 13.565-905 – São Carlos, SP – Brasil

Telefone: (16) 3306-6923

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