ENTRE A TELA E O CONTROLE: A TRANSCRIAÇÃO TRANSMÍDIA DE THE LORD OF THE RINGS: THE THIRD AGE

  • Autor
  • Yan Masetto Nicolai
  • Co-autores
  • Dario Mesquita , Agatha Marry do Nascimento
  • Resumo
  • Este artigo analisa a expansão do universo ficcional de J. R. R. Tolkien no jogo The Lord of the Rings: The Third Age (TTA), um RPG eletrônico que introduz protagonistas originais em uma narrativa paralela aos eventos canônicos da Terceira Era. O estudo investiga como TTA modula a percepção do jogador sobre a Terra-média, focando na agência desses novos heróis e na ressonância narrativa da cultura material (itens e equipamentos) alusiva a eras passadas. A fundamentação teórica articula três eixos principais: a Transcriação, baseada em Haroldo de Campos (Tápia e Nóbrega, 2013), que legitima a adaptação não como cópia, mas como recriação que respeita as lógicas e mecânicas do meio lúdico; a Narrativa Transmídia e a teoria dos Mundos Possíveis (Jenkins, 2015; Ryan, 1991, 2013), que situam o jogo como uma expansão intersticial e paralela destinada a preencher lacunas da macrohistória; e o Pacto Ficcional de Umberto Eco (1996), conceito essencial para compreender a suspensão da descrença necessária para aceitar desvios canônicos em prol da jogabilidade. A análise detém-se sobre a progressão de equipamentos de personagens como Berethor, demonstrando como o jogo instrumentaliza a geografia (Númenor, Valinor) e a cronologia (1ª e 2ª Eras) para estabelecer uma hierarquia de poder ludológica (loot progression). Observa-se que o jogo transforma mitos inalcançáveis e relíquias históricas em recompensas tangíveis, gerando uma dissonância narrativa que é, contudo, absorvida pelas regras do gênero RPG. Conclui-se que The Lord of the Rings: The Third Age transcende a categoria de adaptação comercial, consolidando-se como um exercício de expansão transmidiática que, através da interatividade, permite ao jogador "equipar-se" com a lenda. O jogo materializa o passado mítico como ferramenta ativa na construção de um presente heroico, enriquecendo o universo tolkieniano sem subverter o desfecho central da Sociedade do Anel.

  • Palavras-chave
  • Adaptação, Transcriação, Transmídia, Game e Ludologia, Legendarium de Tolkien.
  • Área Temática
  • ex.ludens - Entretenimento e Experiências Lúdicas Mediadas
Voltar Download

V Jornada Internacional GEMInIS (JIG25) pretende discutir temáticas emergentes e contemporâneas para o desenvolvimento de conteúdos para os mais diversos formatos e plataformas: inteligência artificial, produção virtual e sustentabilidade.

A integração da inteligência artificial na produção virtual é uma tecnologia emergente que tem potencial para reduzir a pegada de carbono na realização da produção audiovisual contemporânea, visando a sustentabilidade, sobretudo em tempos de emergência climática. A proposta temática "Narrativas do Amanhã" é uma atualização do histórico dos debates das edições anteriores da JIG, com apresentações de grupos de pesquisas de diferentes instituições e regiões do país. A criação audiovisual com ferramentas de IA é um dos eixos centrais do evento, pois suscita uma série de questões sobre o futuro das narrativas, relacionadas à ética, estética e ao trabalho criativo. O último eixo de debate busca abarcar os estudos sobre a utilização das ferramentas de IA nos processos de restauração cinematográfica.

A JIG25 é um evento organizado pelo Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som - GEMInIS, coordenado pelo prof. Dr. João Carlos Massarolo, e pelo Programa de Pós-Graduação em Produção de Conteúdo Multiplataforma,. com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Prof. Dr. André Lemos (UFBA)

Profa. Dra. Ariane Diniz Holzbach (UFF)

Prof. Dr. André Gatti (FAAP)

Prof. Dr. Bruno Campanella (UFF)

Prof. Dr. Christin Pellegrini (UFJ)

Prof. Dr. Erik Felinto (UFRJ)

Prof. Dr. Eduardo Pellanda (UFRG)

Profa. Dra. Fernanda Castilho Santana (USP)

Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda (UNESP-BAURU)

Profa. Dra. Gabriela Borges Martins Caravela (UFJF)

Prof. Dr. Giuseppe Cocco (UFRJ)

Pro. Dr. Gilberto Alexandre Sobrinho (UNICAMP)

Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand (PUC/SP)

Prof. Dra. Ivana Bentes Oliveira (UFRJ)

Prof. Dr. Igor Pinto Sacramento (FIOCRUZ)

Prof. Dr. João Damasceno Martins Ladeira (UNISINOS)

Prof. Dr. João de Lima Gomes (UFPB)

Prof. Dr. José Eduardo Ribeiro de Paiva (UNICAMP)

Prof. Dr. Marcelo Gil Ikeda (UFC)

Prof. Dr. Leonardo Antonio de Andrade (UFSCar)

Prof. Dr. Luciana Salazar (PPGL - UFSCar)

Profa. Maria Cristina Mungioli

Profa. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes (USP)

Profa. Dra. Maria Lucia Santaella Braga Pontifícia (PUC-SP)

Profa. Dra. Marina Hassapopoulou (Universidade de Nova York)

Profa. Dra. Maria Dora Genis Mourão (ECA-USP)

Profa. Dra. Maria Carmen Jacob de Souza Romano (UFBA)

Prof. Dr. Marcos Américo (UNESP-Bauru)

Prof. Dr. Marcel Vieira (UFPB)

Profa. Dr. Naiá Sadi Câmera (Unifran)

Prof. Dr. Noel dos Santos Carvalho (UNICAMP)

Prof. Dr. Pedro Henrique Varoni de Carvalho (UFSCar)

Prof. Dr. Rubens Rewald (ECA/USP)

Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk Gallo (UAM)

Prof. Dr. Tunico Amancio (UFF)

Profa. Dra. Vanice Maria Oliveira Sargentini (PPGL - UFSCar)

E-mail: jig@ufscar.br