Publicado desde meados de 1997 pela editora Shueisha, com animação transmitida desde 1999 (Toei Animation), One Piece, de autoria de Eiichiro Oda, se tornou, ao longo destes mais de 20 anos, um fenômeno mundial. Somando mais de 1100 capítulos, atualmente com 107 volumes publicados, é o mangá mais lido, mais vendido e mais pirateado, no Japão e no mundo. Diferente do que possa parecer à primeira vista, One Piece não é uma mera história sobre piratas, tampouco “só mais um mangá de lutinha” – no caso, sh?nen ou shounen, material destinado ao público masculino e adolescente; em realidade, é uma obra complexa que discute diversos conceitos e processos históricos alçados em nossa própria realidade, tais como autoritarismo, escravização, censura do conhecimento, manipulação midiática, corrupção, racismo, dentre vários outros. Com uma narrativa envolvente, design original, personagens carismáticos e um contexto cativante, surpreende a profundidade e leveza com que Oda apresenta, através de sua obra, conceitos complexos e de difícil discussão em nosso dia a dia, e particularmente na sala de aula de História. Ao utilizar-se de um universo lúdico e divertido, característico da linguagem dos quadrinhos, One Piece proporciona discussões e compreensão de temas sensíveis, conceitos complexos e contextos históricos controversos de forma simples e leve, sem perder a profundidade necessária ao seu entendimento. Destarte, este artigo busca, de modo geral, discutir possibilidades de usos do mangá One Piece enquanto uma ferramenta didática para o ensino de História na educação básica, a partir da análise da saga “Wano Kuni” ou “O País de Wano” (capítulos 909-1057; volumes 90-105). Buscamos ainda analisar as representações de autoritarismo, exploração e censura presentes nessa saga, e como usar o mangá para discutir temáticas e conceitos complexos em sala de aula. Concluímos que One Piece é uma obra abrangente e com grande potencial pedagógico, primeiro pela sutileza com que discute temáticas complexas, sem desgastá-las e permitindo que os leitores façam uma autorreflexão sobre elas; segundo, por compor sua narrativa a partir de conceitos e processos históricos, permitindo que se explore esta dimensão em sala de aula de maneira lúdica; por fim, por tratar de temas diversificados e em contextos múltiplos, possibilitando uma análise interdisciplinar da obra, permite recorrer à ela em diversos contextos de sala de aula — em avaliações, na realização de oficinas, na produção de materiais didáticos, na contextualização de pesquisas realizadas por discentes, na exemplificação “prática” de conceitos e contextos históricos discutidos em sala de aula, dentre tantas outras possibilidades.
Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - UFRN
Allyson Iquesac Santos de Brito - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Ana Maria Veiga - UFPB
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Beatriz Alves dos Santos – Doutoranda (PPGH/UFRN)
Bianca Ferreira do Nascimento - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira - Mestra (PPGHC/UFRN)
Fabio Mafra Borges - UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Gracineide Pereira dos Santos Oliveira - PDJ-CNPq/FAPERN/PPGHC-UFRN
Hozana Danize Lopes de Souza - Mestra (PPGHC-UFRN e PPGArqueologia-UFPE)
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestrando (PPGHC-UFRN)
Jessica Éveny Cardoso Martins - Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima - Conceição-PB
João Paulo de Lima - Secretaria de Educação de Serra Negra do Norte - RN
Jovelina Silva Santos – UERN / PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Juciene Batista Félix Andrade - UFRN
Kayann Gomes Batista - Doutorando (PPGArqueologia-UFPE)
Laise Vitória de Figueredo Souza - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Leandro Vieira Cavalcante - UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - UFRN
Maria Dolores de Araújo Vicente - SESC-Caicó/RN
Mario Sélio Ferreira de Brito - Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno - SEMEC - Santana do Matos-RN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula - Câmara Municipal de Currais Novos-RN
Roselia Cristina de Oliveira - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Rosenilson da Silva Santos - UERN
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN - Campus Apodi
Thales Lordão Dias - Doutorando (PPGH-UFRN)
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN
Vitória Maria Targino Filgueiras - Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
Anais da VII Jornada Nacional de História dos Sertões / I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos ISBN 978-65-01-20988-3 Caicó - RN - 11 a 14 de novembro de 2024 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59374-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Ana Luísa Araújo Medeiros Bianca Ferreira do Nascimento Cleidiane de Araújo Oliveira Francisca Araújo Saraiva Gabriel da Silva Freire Gabriella Beatriz Freire Xavier Karollainy Kennya Dias de Medeiros Laíse Vitória de Figueredo Souza Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Aves de arribação”, do mestre Givanildo, de Bezerros-PE (@gxilogravuras).
Versão condensada dos Anais para download em formato PDF Clique aqui para baixar