Rufem os tambores da libertação: o mangá One Piece de Eiichiro Oda como uma ferramenta 'inusitada' para um ensino crítico de História

  • Autor
  • Giovanna Araújo Gorgônio
  • Resumo
  •  

    Publicado desde meados de 1997 pela editora Shueisha, com animação transmitida desde 1999 (Toei Animation), One Piece, de autoria de Eiichiro Oda, se tornou, ao longo destes mais de 20 anos, um fenômeno mundial. Somando mais de 1100 capítulos, atualmente com 107 volumes publicados, é o mangá mais lido, mais vendido e mais pirateado, no Japão e no mundo. Diferente do que possa parecer à primeira vista, One Piece não é uma mera história sobre piratas, tampouco “só mais um mangá de lutinha” – no caso, sh?nen ou shounen, material destinado ao público masculino e adolescente; em realidade, é uma obra complexa que discute diversos conceitos e processos históricos alçados em nossa própria realidade, tais como autoritarismo, escravização, censura do conhecimento, manipulação midiática, corrupção, racismo, dentre vários outros. Com uma narrativa envolvente, design original, personagens carismáticos e um contexto cativante, surpreende a profundidade e leveza com que Oda apresenta, através de sua obra, conceitos complexos e de difícil discussão em nosso dia a dia, e particularmente na sala de aula de História. Ao utilizar-se de um universo lúdico e divertido, característico da linguagem dos quadrinhos, One Piece proporciona discussões e compreensão de temas sensíveis, conceitos complexos e contextos históricos controversos de forma simples e leve, sem perder a profundidade necessária ao seu entendimento. Destarte, este artigo busca, de modo geral, discutir possibilidades de usos do mangá One Piece enquanto uma ferramenta didática para o ensino de História na educação básica, a partir da análise da saga “Wano Kuni” ou “O País de Wano” (capítulos 909-1057; volumes 90-105). Buscamos ainda analisar as representações de autoritarismo, exploração e censura presentes nessa saga, e como usar o mangá para discutir temáticas e conceitos complexos em sala de aula. Concluímos que One Piece é uma obra abrangente e com grande potencial pedagógico, primeiro pela sutileza com que discute temáticas complexas, sem desgastá-las e permitindo que os leitores façam uma autorreflexão sobre elas; segundo, por compor sua narrativa a partir de conceitos e processos históricos, permitindo que se explore esta dimensão em sala de aula de maneira lúdica; por fim, por tratar de temas diversificados e em contextos múltiplos, possibilitando uma análise interdisciplinar da obra, permite recorrer à ela em diversos contextos de sala de aula — em avaliações, na realização de oficinas, na produção de materiais didáticos, na contextualização de pesquisas realizadas por discentes, na exemplificação “prática” de conceitos e contextos históricos discutidos em sala de aula, dentre tantas outras possibilidades.

  • Palavras-chave
  • One Piece, Ferramenta Didático-Pedagógica, Ensino de História, Quadrinhos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Simpósio Temático 16 - História e quadrinhos: o uso dos quadrinhos como fonte histórica e recurso didático
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  • Simpósio Temático 2 - Imagens e Paisagens dos Sertões no cinema brasileiro
  • Simpósio Temático 3 - “60 anos da Ditadura Militar no Brasil: Histórias e Memórias"
  • Simpósio Temático 4 - Hibridismos, cultos e devoções: trajetórias e possibilidades para compreender os caminhos da fé pelos sertões
  • Simpósio Temático 5 - História dos Sertões: escravidão, mestiçagens e trajetórias (séculos XVIII-XIX)
  • Simpósio Temático 6 – Sertões, Educação e processos de interiorização
  • Simpósio Temático 7 - Dinâmicas ambientais e territoriais do sertão semiárido
  • Simpósio Temático 8 – História indígena e ensino de História
  • Simpósio Temático 9 - Relações de poder, práticas políticas e imprensa
  • Simpósio Temático 10 – Política, Cultura e Desenvolvimento: Diálogos sobre a atuação estadunidense no Rio Grande do Norte nas décadas de 1960-1970
  • Simpósio Temático 11 – Terra, Água e Poder: os conflitos nos sertoes do semiarido na contemporaneidade
  • Simpósio Temático 12 - Saberes na encruzilhada: sertanidades e (ins)urgências de gênero, raça e território
  • Simpósio Temático 13 – História dos Sertões do Brasil no século XIX
  • Simpósio Temático 14 - Dinâmicas populacionais e territorialização dos sertões: processos históricos e demográficos (séculos XVI-XIX)
  • Simpósio Temático 15 - Os sertões a partir da materialidade: abordagens e perspectivas
  • Simpósio Temático 16 - História e quadrinhos: o uso dos quadrinhos como fonte histórica e recurso didático
Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - UFRN

Allyson Iquesac Santos de Brito - Mestrando (PPGHC/UFRN)

Ana Maria Veiga - UFPB

Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN

Beatriz Alves dos Santos – Doutoranda (PPGH/UFRN)

Bianca Ferreira do Nascimento - Mestranda (PPGHC/UFRN)

Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB

Cleidiane de Araújo Oliveira - Mestra (PPGHC/UFRN)

Fabio Mafra Borges - UFRN

Francisco Firmino Sales Neto - UFCG

Gabriel da Silva Freire - Mestrando (PPGHC/UFRN)

Gracineide Pereira dos Santos Oliveira - PDJ-CNPq/FAPERN/PPGHC-UFRN

Hozana Danize Lopes de Souza - Mestra (PPGHC-UFRN e PPGArqueologia-UFPE)

Jailma Maria de Lima - UFRN

Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestrando (PPGHC-UFRN)

Jessica Éveny Cardoso Martins - Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima - Conceição-PB

João Paulo de Lima - Secretaria de Educação de Serra Negra do Norte - RN

Jovelina Silva Santos – UERN / PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN

Juciene Batista Félix Andrade - UFRN

Kayann Gomes Batista - Doutorando (PPGArqueologia-UFPE)

Laise Vitória de Figueredo Souza - Mestranda (PPGHC/UFRN)

Leandro Vieira Cavalcante - UFRN

Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - UFRN

Maria Dolores de Araújo Vicente - SESC-Caicó/RN

Mario Sélio Ferreira de Brito - Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno - SEMEC - Santana do Matos-RN

Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula - Câmara Municipal de Currais Novos-RN

Roselia Cristina de Oliveira - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN

Rosenilson da Silva Santos - UERN

Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN - Campus Apodi

Thales Lordão Dias - Doutorando (PPGH-UFRN)

Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN

Vitória Maria Targino Filgueiras - Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN

Anais da VII Jornada Nacional de História dos Sertões / I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos
ISBN 978-65-01-20988-3
Caicó - RN - 11 a 14 de novembro de 2024

Realização
Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó
Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo
Caicó-RN – CEP 59374-000
E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br 

Organizadores
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
Joel Carlos de Souza Andrade
Ana Luísa Araújo Medeiros
Bianca Ferreira do Nascimento
Cleidiane de Araújo Oliveira
Francisca Araújo Saraiva
Gabriel da Silva Freire
Gabriella Beatriz Freire Xavier
Karollainy Kennya Dias de Medeiros
Laíse Vitória de Figueredo Souza
Tatiane Medeiros Alves

Identidade visual
Inspirada na xilogravura “Aves de arribação”, do mestre Givanildo, de Bezerros-PE (@gxilogravuras).

 

Versão condensada dos Anais para download em formato PDF
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