“Sertão, Nordeste e Cultura Popular”: A Prática Docente e o Imaginário dos Sertões de Ariano Suassuna

  • Autor
  • Vitória Maria Targino Filgueiras
  • Resumo
  •  

    O ideal de ensino contemporâneo e as práticas em sala de aula estão cada vez mais restritos aos conteúdos pré-estabelecidos dos livros didáticos e aos documentos curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa abordagem única, adotada em todo o país, não promove uma reflexão crítica e desconsidera a diversidade dos alunos, que frequentemente têm dificuldade em compreender o que é abordado e em perceber a relevância de determinados temas. Diante desse cenário, este estudo busca explorar criticamente os sertões como uma categoria historiográfica, a partir de uma experiência no 9º ano do Ensino Fundamental II. A proposta é apresentar uma forma de estudar a formação identitária brasileira por meio do conceito de "sertão", fundamentada na obra de Ariano Suassuna, reconhecido na dramaturgia, na literatura e no cinema. Reconhece-se a necessidade de que o professor domine múltiplas linguagens e conteúdos para ajudar os alunos a entender processos e desenvolver senso crítico, sendo a história do tempo presente um espaço privilegiado para esse exercício (Delgado; De Moraes Ferreira, 2013, p. 32). O objetivo principal em discutir a importância de trabalhar os sertões, o Nordeste e as tradições, considerando a oralidade, as artes visuais, a história local e o cinema, exemplificado pelo filme "O Auto da Compadecida" (2000), adaptado da peça teatral homônima de Suassuna, de 1955. Reconhece-se o desconhecimento dos alunos sobre o autor, embora muitos já tenham assistido ao filme. Torna-se relevante aproximar as práticas docentes de temáticas interdisciplinares, permitindo que os alunos reflitam sobre suas identidades e visões de mundo, o que possibilita a desconstrução de processos históricos, culturais ou sociais homogêneos. Destaca-se, ainda, a oportunidade de ampliar os estudos sobre os sertões e o ensino de História, configurando uma interseção que abre novas perspectivas para pensar a materialização do sertão.

  • Palavras-chave
  • Sertão, Prática docente, Tempo presente, Ariano Suassuna.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Simpósio Temático 2 - Imagens e Paisagens dos Sertões no cinema brasileiro
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  • Simpósio Temático 1 - Espaço e Natureza e Cultura nos sertões
  • Simpósio Temático 2 - Imagens e Paisagens dos Sertões no cinema brasileiro
  • Simpósio Temático 3 - “60 anos da Ditadura Militar no Brasil: Histórias e Memórias"
  • Simpósio Temático 4 - Hibridismos, cultos e devoções: trajetórias e possibilidades para compreender os caminhos da fé pelos sertões
  • Simpósio Temático 5 - História dos Sertões: escravidão, mestiçagens e trajetórias (séculos XVIII-XIX)
  • Simpósio Temático 6 – Sertões, Educação e processos de interiorização
  • Simpósio Temático 7 - Dinâmicas ambientais e territoriais do sertão semiárido
  • Simpósio Temático 8 – História indígena e ensino de História
  • Simpósio Temático 9 - Relações de poder, práticas políticas e imprensa
  • Simpósio Temático 10 – Política, Cultura e Desenvolvimento: Diálogos sobre a atuação estadunidense no Rio Grande do Norte nas décadas de 1960-1970
  • Simpósio Temático 11 – Terra, Água e Poder: os conflitos nos sertoes do semiarido na contemporaneidade
  • Simpósio Temático 12 - Saberes na encruzilhada: sertanidades e (ins)urgências de gênero, raça e território
  • Simpósio Temático 13 – História dos Sertões do Brasil no século XIX
  • Simpósio Temático 14 - Dinâmicas populacionais e territorialização dos sertões: processos históricos e demográficos (séculos XVI-XIX)
  • Simpósio Temático 15 - Os sertões a partir da materialidade: abordagens e perspectivas
  • Simpósio Temático 16 - História e quadrinhos: o uso dos quadrinhos como fonte histórica e recurso didático
Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - UFRN

Allyson Iquesac Santos de Brito - Mestrando (PPGHC/UFRN)

Ana Maria Veiga - UFPB

Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN

Beatriz Alves dos Santos – Doutoranda (PPGH/UFRN)

Bianca Ferreira do Nascimento - Mestranda (PPGHC/UFRN)

Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB

Cleidiane de Araújo Oliveira - Mestra (PPGHC/UFRN)

Fabio Mafra Borges - UFRN

Francisco Firmino Sales Neto - UFCG

Gabriel da Silva Freire - Mestrando (PPGHC/UFRN)

Gracineide Pereira dos Santos Oliveira - PDJ-CNPq/FAPERN/PPGHC-UFRN

Hozana Danize Lopes de Souza - Mestra (PPGHC-UFRN e PPGArqueologia-UFPE)

Jailma Maria de Lima - UFRN

Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestrando (PPGHC-UFRN)

Jessica Éveny Cardoso Martins - Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima - Conceição-PB

João Paulo de Lima - Secretaria de Educação de Serra Negra do Norte - RN

Jovelina Silva Santos – UERN / PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN

Juciene Batista Félix Andrade - UFRN

Kayann Gomes Batista - Doutorando (PPGArqueologia-UFPE)

Laise Vitória de Figueredo Souza - Mestranda (PPGHC/UFRN)

Leandro Vieira Cavalcante - UFRN

Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - UFRN

Maria Dolores de Araújo Vicente - SESC-Caicó/RN

Mario Sélio Ferreira de Brito - Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno - SEMEC - Santana do Matos-RN

Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula - Câmara Municipal de Currais Novos-RN

Roselia Cristina de Oliveira - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN

Rosenilson da Silva Santos - UERN

Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN - Campus Apodi

Thales Lordão Dias - Doutorando (PPGH-UFRN)

Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN

Vitória Maria Targino Filgueiras - Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN

Anais da VII Jornada Nacional de História dos Sertões / I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos
ISBN 978-65-01-20988-3
Caicó - RN - 11 a 14 de novembro de 2024

Realização
Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó
Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo
Caicó-RN – CEP 59374-000
E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br 

Organizadores
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
Joel Carlos de Souza Andrade
Ana Luísa Araújo Medeiros
Bianca Ferreira do Nascimento
Cleidiane de Araújo Oliveira
Francisca Araújo Saraiva
Gabriel da Silva Freire
Gabriella Beatriz Freire Xavier
Karollainy Kennya Dias de Medeiros
Laíse Vitória de Figueredo Souza
Tatiane Medeiros Alves

Identidade visual
Inspirada na xilogravura “Aves de arribação”, do mestre Givanildo, de Bezerros-PE (@gxilogravuras).

 

Versão condensada dos Anais para download em formato PDF
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