O trabalho apresentado é focado no Movimento de Educação de Base (MEB) e a sua atuação nas áreas do Seridó potiguar, agindo em conjunto com a Rádio Rural, a qual era o recurso mediador responsável por alcançar os diferentes espaços populacionais dessa região. Nesse sentido, como fonte para o desenvolvimento desta comunicação utilizamos cartas que foram enviadas ao MEB e aos programas da Rádio, que trabalhavam questões acerca do cotidiano, por exemplo: cursos de saúde, alimentação, política e cuidados pessoais. Assim, os programas como “Caminho da Libertação”, “Saúde Popular”, “Cultura Sertaneja” recebiam esses retornos que alternavam entre diferentes assuntos, como: solicitações de músicas, avisos, receitas de remédios caseiros, respostas de atividades e informações sobre os projetos das comunidades. Para tanto, evidenciamos essas correspondências como vestígios de memória que registraram, através dos relatos narrados nas cartas encontradas, uma história acerca da atuação do MEB e a Rádio Rural no compartimento seridoense durante as décadas de 1970 e os anos iniciais de 1980, também ressaltamos os emissores das respectivas cartas como figuras históricas desses espaços do sertão potiguar. As correspondências eram enviadas de diversas partes do Seridó para a Rádio Rural e caracterizam-se por ser uma forma de respostas dos ouvintes aos assuntos abordados nos programas da Rádio, além disso, constituem também uma maneira de interação entre o MEB, Rádio Rural e os moradores locais. As cartas, em sua grande maioria, apresentam pontos importantes, como: o escritor, receptor, localidade e a temporalidade, ou seja, não são do tipo privada, mas de domínio público, uma vez que eram enviadas das cidades e comunidades circunvizinhas, posteriormente divulgadas nas programações de Rádio. Dessa forma, essas cartas são endereçadas de diferentes espaços do interior do Seridó, como: Campo da Paz/Jardim de Piranhas, São do Sabugi, Florânia, Sitio Cachoeira/Parelhas, Cruzeta, Espinheiro e Saco Grande/Jucurutu etc. Sob essa ótica, a pesquisa enfatiza a valorização das cartas como fontes documentais e objeto de análise, seguindo esses pontos, introduz o gênero epistolar nas áreas de discussões e reflexões históricas, onde é possível compor com essas correspondências de frequência e perfil pessoal. Ademais, através das cartas é analisado aspectos a partir de sua materialidade, temáticas, os contextos históricos, temporalidade e espacialidade, além de caracterizadas como fontes documentais, as quais exigem do historiador diferentes recursos para ter uma visão crítica de tais documentações. O plano de trabalho encontra-se em andamento e reforça a problematização acerca dos alcances educacionais e a propagação da educação, visando os meios de ensino-aprendizagem dos ambientes não formais, além disso, com a utilização de outras ferramentas para promover uma educação a distância no sistema brasileiro durante os anos de 70-80.
Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - UFRN
Allyson Iquesac Santos de Brito - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Ana Maria Veiga - UFPB
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Beatriz Alves dos Santos – Doutoranda (PPGH/UFRN)
Bianca Ferreira do Nascimento - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira - Mestra (PPGHC/UFRN)
Fabio Mafra Borges - UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Gracineide Pereira dos Santos Oliveira - PDJ-CNPq/FAPERN/PPGHC-UFRN
Hozana Danize Lopes de Souza - Mestra (PPGHC-UFRN e PPGArqueologia-UFPE)
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestrando (PPGHC-UFRN)
Jessica Éveny Cardoso Martins - Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima - Conceição-PB
João Paulo de Lima - Secretaria de Educação de Serra Negra do Norte - RN
Jovelina Silva Santos – UERN / PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Juciene Batista Félix Andrade - UFRN
Kayann Gomes Batista - Doutorando (PPGArqueologia-UFPE)
Laise Vitória de Figueredo Souza - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Leandro Vieira Cavalcante - UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - UFRN
Maria Dolores de Araújo Vicente - SESC-Caicó/RN
Mario Sélio Ferreira de Brito - Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno - SEMEC - Santana do Matos-RN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula - Câmara Municipal de Currais Novos-RN
Roselia Cristina de Oliveira - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Rosenilson da Silva Santos - UERN
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN - Campus Apodi
Thales Lordão Dias - Doutorando (PPGH-UFRN)
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN
Vitória Maria Targino Filgueiras - Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
Anais da VII Jornada Nacional de História dos Sertões / I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos ISBN 978-65-01-20988-3 Caicó - RN - 11 a 14 de novembro de 2024 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59374-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Ana Luísa Araújo Medeiros Bianca Ferreira do Nascimento Cleidiane de Araújo Oliveira Francisca Araújo Saraiva Gabriel da Silva Freire Gabriella Beatriz Freire Xavier Karollainy Kennya Dias de Medeiros Laíse Vitória de Figueredo Souza Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Aves de arribação”, do mestre Givanildo, de Bezerros-PE (@gxilogravuras).
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