O presente trabalho de base bibliográfica tem por objetivo analisar o uso da diversidade textual, considerando o estímulo e o gosto pela leitura nos alunos do 9º ano do ensino fundamental II em sala de aula e fora dela. Apresentar alternativas que visam a incentivar o hábito pela leitura, a partir do trabalho com os gêneros textuais, compreender os seus usos e propor estratégias de leitura levando o aluno a ampliar o processo de letramento através de uma leitura extensiva, dinâmica e significativa. Atualmente, um considerável número de aluno vem demonstrando por diversas razões um decrescente interesse por atividades de leitura e escrita. Para reverter essa situação, é preciso que o professor desenvolva possíveis alternativas metodológicas que estimule o despertar do aluno pela leitura, uma vez que o seu propósito é levar o aluno a descobrir que a leitura é importante para que o cidadão passe a ver a realidade que lhe cerca com outros olhos, com uma visão mais detalhada, mais crítica. Solé, (1998) defende que “é preciso ensinar outras estratégias que propicie a compreensão leitora e a utilização do que foi lido para múltiplas finalidades”. Nisso, o professor deve trabalhar em sala de aula com diferentes suportes para a leitura e que essas leituras tenham um sentido para o aluno, fazendo com que ele incorpore essas práticas e passe a agir com autonomia no seu cotidiano. Nesse contexto, os gêneros textuais pode se apresentar como um grande aliado no processo ensino – aprendizagem. O estudo se baseia em alguns teóricos como Antunes (2009), Dolz e Schneuwly (2004), Freire (1989), Koch (1997), Solé (1998), Villardi (1999), entre outros, como também uma pesquisa descritiva com professores de língua portuguesa.
Palavras – chaves: Leitura. Gêneros textuais. Aluno.
Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - UFRN
Allyson Iquesac Santos de Brito - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Ana Maria Veiga - UFPB
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Beatriz Alves dos Santos – Doutoranda (PPGH/UFRN)
Bianca Ferreira do Nascimento - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira - Mestra (PPGHC/UFRN)
Fabio Mafra Borges - UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Gracineide Pereira dos Santos Oliveira - PDJ-CNPq/FAPERN/PPGHC-UFRN
Hozana Danize Lopes de Souza - Mestra (PPGHC-UFRN e PPGArqueologia-UFPE)
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestrando (PPGHC-UFRN)
Jessica Éveny Cardoso Martins - Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima - Conceição-PB
João Paulo de Lima - Secretaria de Educação de Serra Negra do Norte - RN
Jovelina Silva Santos – UERN / PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Juciene Batista Félix Andrade - UFRN
Kayann Gomes Batista - Doutorando (PPGArqueologia-UFPE)
Laise Vitória de Figueredo Souza - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Leandro Vieira Cavalcante - UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - UFRN
Maria Dolores de Araújo Vicente - SESC-Caicó/RN
Mario Sélio Ferreira de Brito - Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno - SEMEC - Santana do Matos-RN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula - Câmara Municipal de Currais Novos-RN
Roselia Cristina de Oliveira - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Rosenilson da Silva Santos - UERN
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN - Campus Apodi
Thales Lordão Dias - Doutorando (PPGH-UFRN)
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN
Vitória Maria Targino Filgueiras - Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
Anais da VII Jornada Nacional de História dos Sertões / I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos ISBN 978-65-01-20988-3 Caicó - RN - 11 a 14 de novembro de 2024 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59374-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Ana Luísa Araújo Medeiros Bianca Ferreira do Nascimento Cleidiane de Araújo Oliveira Francisca Araújo Saraiva Gabriel da Silva Freire Gabriella Beatriz Freire Xavier Karollainy Kennya Dias de Medeiros Laíse Vitória de Figueredo Souza Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Aves de arribação”, do mestre Givanildo, de Bezerros-PE (@gxilogravuras).
Versão condensada dos Anais para download em formato PDF Clique aqui para baixar