A documentação dos processos de conversão pelo frei Bernardo de Nantes como meio de colonização e tradução do kariri

  • Autor
  • Luana Beatriz de Assis Ferreira
  • Resumo
  • A produção de documentos linguísticos, como catecismos e gramáticas, por padres missionários ao longo do Brasil Colonial, facilita o entendimento das relações entre esses indivíduos e as populações originárias e seus costumes culturais. Por exemplo, ao analisar a obra “Katecismo Indico das Linguas Kariri” do frei capuchinho Bernardo de Nantes, observou-se as atividades de conversão católica que o missionário realizou com o povo kiriri dzubukuá, enfatizando a pretensão de suprimir os hábitos tradicionais daquela comunidade em prol da sua catequização.

    Segundo Rodrigues (2005, p. 35), o frei Bernardo se utiliza de uma narrativa “dominante” ao longo do documento, sendo uma característica necessária no processo de conversão uma vez que os missionários precisavam sobrepôr a cultura eurocatólica nos indígenas. Dessa forma, nota-se um costume de relacionar as populações originárias da América portuguesa e seus hábitos à barbárie (Burjack, 2013, p. 120) para anulá-las.

    De acordo com Batista (2005, p. 124), os documentos linguísticos eram produzidos com um intuito instrumental, com a utilização da base em latim para o entendimento das línguas indígenas e na gramatização delas. Nota-se, então, a presença de um discurso colonizador nessas obras em que os missionários acabam comparando os hábitos originários com a cultura europeia e, assim, acabam fortalecendo as justificativas para a colonização e a conversão das populações indígenas. Portanto, vê-se a necessidade de extinguir os aspectos tradicionais existentes no território, partindo do processo de catequização e tradução das línguas. O catecismo da língua kariri foi escrito tanto em português quanto em kariri, sendo possível já que o frei Bernardo aprendeu o kariri dzubukuá para poder catequizar os kiriris, porém essa língua se encontra hoje extinta (Queiroz, 2012, p. 25) o que mostra que as políticas de conversão findaram na anulação das raízes culturais originárias, consolidando os processos de colonização o que acaba sendo bastante exemplificado pelo documento analisado.

     

    REFERÊNCIAS

    BATISTA, R. O. Descrição de línguas indígenas em gramáticas missionárias do Brasil colonial. DELTA, v. 21. 2005.

     

    BURJACK, G. Conversão e colonização na América Latina e Brasil: desconstruir e destruir  para salvar. Revista Caminhando. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, v. 18, n. 2, p. 115-121, jul./dez. 2013.

     

    QUEIROZ, J. M. C. Um estudo gramatical da língua Dzubukuá, família Karirí. 2012. 428 f. Tese (Doutorado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.


    RODRIGUES, A. D. Sobre as línguas indígenas e sua pesquisa no Brasil. Cienc. Cult.,  São Paulo,  v. 57, n. 2, p. 35 - 38, 2005. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252005000200018&lng=en&nrm=iso. Acesso em:  08  de dez.  2023.

  • Palavras-chave
  • Catecismo, Colonização, Conversão, Kariri, Línguas indígenas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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Anais da VII Jornada Nacional de História dos Sertões / I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos
ISBN 978-65-01-20988-3
Caicó - RN - 11 a 14 de novembro de 2024

Realização
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E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br 

Organizadores
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Ana Luísa Araújo Medeiros
Bianca Ferreira do Nascimento
Cleidiane de Araújo Oliveira
Francisca Araújo Saraiva
Gabriel da Silva Freire
Gabriella Beatriz Freire Xavier
Karollainy Kennya Dias de Medeiros
Laíse Vitória de Figueredo Souza
Tatiane Medeiros Alves

Identidade visual
Inspirada na xilogravura “Aves de arribação”, do mestre Givanildo, de Bezerros-PE (@gxilogravuras).

 

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