A temática deste trabalho se trata do impacto da Educação Política na região do Seridó potiguar na década de 1980. Esta prática ocorreu nos moldes da Educação Popular e foi conduzida pela Igreja Católica com a instituição Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que geriu o Movimento de Educação de Base (MEB), atuante na região pela emissora a Rádio Rural de Caicó desde o ano de 1961. O objetivo passa por historicizar o impacto da educação política dada pelo MEB/CNBB na região do Seridó potiguar na década de 1980. As fontes utilizadas são de cunho radiofônico e estão presente no Laboratório de Documentação Histórica (Labordoc)/UFRN/CERES. Trata-se de Cursos Radiofônicos da década de 1980, que foram datilografados e separado em pastas por nichos de temas das programações/aulas/cursos. Dentre eles, está um curso de Educação Política ministrado na década de 1980 no qual o conteúdo dialogava sobre o processo de conscientização e politização dos adultos recém-alfabetizado da zona rural, o que nos amplia o campo de visão sobre a consciência política proposta pelo MEB nos espaços de atuação. Sobre os programas do curso Educação Política, até o momento foram encontrados dez, dos quais dois deles são referentes ao curso e oito às devolutivas envolvendo cartas e relatos dos ouvintes que participaram ativamente do curso. Metodologicamente, este trabalho utiliza a análise discursiva (AD) na perspectiva francesa de Michel Pecheux (1997). O francês que foi precussor na Análise do Discurso entre as décadas de 1960 e 1970, ao escrever “Semântica do Discurso” (1975), propôs perceber como as relações de sentido com o sujeito (histórico) vão se estabelecendo nos discursos enunciados. Assim, buscamos um sentido nos textos datilografados que se construiu por determinações exteriores à linguagem em si, compreendendo que o discurso proferido atravessa o sujeito que o produz e também o sujeito que o ouve. Considerando a amplitude de concepções que a História Social proporciona, o estudo da educação por si tem tomado forma especialmente a partir dos anos 1960, momento em que o conhecimento histórico passou a legitimar novas áreas para investigação. Nessa perspectiva, trabalharemos com Eric J. E. Hobsbawm, na concepção crítica do materialismo histórico-dialético; o pedagogo Paulo Freire ao tratar da relação de dominação e exploração que a educação mercadológica reproduz, em contrapartida, evidenciando que a educação dos excluídos liberta; Daqui parte também a categoria espaço tal como concebe o historiador Pierre Bourdieu em Espaço Físico, Espaço Social e Espaço Físico Apropriado (2013)13, no qual o espaço social se constitui a partir da relação de posição estabelecida entre os sujeitos sociais, baseada, sobretudo no uso que os sujeitos fazem dos espaços.
Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - UFRN
Allyson Iquesac Santos de Brito - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Ana Maria Veiga - UFPB
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Beatriz Alves dos Santos – Doutoranda (PPGH/UFRN)
Bianca Ferreira do Nascimento - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira - Mestra (PPGHC/UFRN)
Fabio Mafra Borges - UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Gracineide Pereira dos Santos Oliveira - PDJ-CNPq/FAPERN/PPGHC-UFRN
Hozana Danize Lopes de Souza - Mestra (PPGHC-UFRN e PPGArqueologia-UFPE)
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestrando (PPGHC-UFRN)
Jessica Éveny Cardoso Martins - Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima - Conceição-PB
João Paulo de Lima - Secretaria de Educação de Serra Negra do Norte - RN
Jovelina Silva Santos – UERN / PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Juciene Batista Félix Andrade - UFRN
Kayann Gomes Batista - Doutorando (PPGArqueologia-UFPE)
Laise Vitória de Figueredo Souza - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Leandro Vieira Cavalcante - UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - UFRN
Maria Dolores de Araújo Vicente - SESC-Caicó/RN
Mario Sélio Ferreira de Brito - Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno - SEMEC - Santana do Matos-RN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula - Câmara Municipal de Currais Novos-RN
Roselia Cristina de Oliveira - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Rosenilson da Silva Santos - UERN
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN - Campus Apodi
Thales Lordão Dias - Doutorando (PPGH-UFRN)
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN
Vitória Maria Targino Filgueiras - Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
Anais da VII Jornada Nacional de História dos Sertões / I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos ISBN 978-65-01-20988-3 Caicó - RN - 11 a 14 de novembro de 2024 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59374-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Ana Luísa Araújo Medeiros Bianca Ferreira do Nascimento Cleidiane de Araújo Oliveira Francisca Araújo Saraiva Gabriel da Silva Freire Gabriella Beatriz Freire Xavier Karollainy Kennya Dias de Medeiros Laíse Vitória de Figueredo Souza Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Aves de arribação”, do mestre Givanildo, de Bezerros-PE (@gxilogravuras).
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