“O HORIZONTE DA EDUCAÇÃO POPULAR NÃO É O HOMEM EDUCADO, É O HOMEM LIBERTADO”: Um estudo sobre a Ação Católica e Educação Política no sertão do Seridó potiguar através do Movimento de Educação de Base (MEB) (1981-1989)

  • Autor
  • Juciene Raquel de Lima Siqueira
  • Resumo
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    A temática deste trabalho se trata do impacto da Educação Política na região do Seridó potiguar na década de 1980. Esta prática ocorreu nos moldes da Educação Popular e foi conduzida pela Igreja Católica com a instituição Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que geriu o Movimento de Educação de Base (MEB), atuante na região pela emissora a Rádio Rural de Caicó desde o ano de 1961. O objetivo passa por historicizar o impacto da educação política dada pelo MEB/CNBB na região do Seridó potiguar na década de 1980. As fontes utilizadas são de cunho radiofônico e estão presente no Laboratório de Documentação Histórica (Labordoc)/UFRN/CERES. Trata-se de Cursos Radiofônicos da década de 1980, que foram datilografados e separado em pastas por nichos de temas das programações/aulas/cursos. Dentre eles, está um curso de Educação Política ministrado na década de 1980 no qual o conteúdo dialogava sobre o processo de conscientização e politização dos adultos recém-alfabetizado da zona rural, o que nos amplia o campo de visão sobre a consciência política proposta pelo MEB nos espaços de atuação. Sobre os programas do curso Educação Política, até o momento foram encontrados dez, dos quais dois deles são referentes ao curso e oito às devolutivas envolvendo cartas e relatos dos ouvintes que participaram ativamente do curso. Metodologicamente, este trabalho utiliza a análise discursiva (AD) na perspectiva francesa de Michel Pecheux (1997). O francês que foi precussor na Análise do Discurso entre as décadas de 1960 e 1970, ao escrever Semântica do Discurso (1975), propôs perceber como as relações de sentido com o sujeito (histórico) vão se estabelecendo nos discursos enunciados. Assim, buscamos um sentido nos textos datilografados que se construiu por determinações exteriores à linguagem em si, compreendendo que o discurso proferido atravessa o sujeito que o produz e também o sujeito que o ouve. Considerando a amplitude de concepções que a História Social proporciona, o estudo da educação por si tem tomado forma especialmente a partir dos anos 1960, momento em que o conhecimento histórico passou a legitimar novas áreas para investigação. Nessa perspectiva, trabalharemos com Eric J. E. Hobsbawm, na concepção crítica do materialismo histórico-dialético; o pedagogo Paulo Freire ao tratar da relação de dominação e exploração que a educação mercadológica reproduz, em contrapartida, evidenciando que a educação dos excluídos liberta; Daqui parte também a categoria espaço tal como concebe o historiador Pierre Bourdieu em Espaço Físico, Espaço Social e Espaço Físico Apropriado (2013)13, no qual o espaço social se constitui a partir da relação de posição estabelecida entre os sujeitos sociais, baseada, sobretudo no uso que os sujeitos fazem dos espaços.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Popular, Educação Política, Conscientização, Igreja Católica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Simpósio Temático 6 – Sertões, Educação e processos de interiorização
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  • Simpósio Temático 1 - Espaço e Natureza e Cultura nos sertões
  • Simpósio Temático 2 - Imagens e Paisagens dos Sertões no cinema brasileiro
  • Simpósio Temático 3 - “60 anos da Ditadura Militar no Brasil: Histórias e Memórias"
  • Simpósio Temático 4 - Hibridismos, cultos e devoções: trajetórias e possibilidades para compreender os caminhos da fé pelos sertões
  • Simpósio Temático 5 - História dos Sertões: escravidão, mestiçagens e trajetórias (séculos XVIII-XIX)
  • Simpósio Temático 6 – Sertões, Educação e processos de interiorização
  • Simpósio Temático 7 - Dinâmicas ambientais e territoriais do sertão semiárido
  • Simpósio Temático 8 – História indígena e ensino de História
  • Simpósio Temático 9 - Relações de poder, práticas políticas e imprensa
  • Simpósio Temático 10 – Política, Cultura e Desenvolvimento: Diálogos sobre a atuação estadunidense no Rio Grande do Norte nas décadas de 1960-1970
  • Simpósio Temático 11 – Terra, Água e Poder: os conflitos nos sertoes do semiarido na contemporaneidade
  • Simpósio Temático 12 - Saberes na encruzilhada: sertanidades e (ins)urgências de gênero, raça e território
  • Simpósio Temático 13 – História dos Sertões do Brasil no século XIX
  • Simpósio Temático 14 - Dinâmicas populacionais e territorialização dos sertões: processos históricos e demográficos (séculos XVI-XIX)
  • Simpósio Temático 15 - Os sertões a partir da materialidade: abordagens e perspectivas
  • Simpósio Temático 16 - História e quadrinhos: o uso dos quadrinhos como fonte histórica e recurso didático
Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - UFRN

Allyson Iquesac Santos de Brito - Mestrando (PPGHC/UFRN)

Ana Maria Veiga - UFPB

Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN

Beatriz Alves dos Santos – Doutoranda (PPGH/UFRN)

Bianca Ferreira do Nascimento - Mestranda (PPGHC/UFRN)

Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB

Cleidiane de Araújo Oliveira - Mestra (PPGHC/UFRN)

Fabio Mafra Borges - UFRN

Francisco Firmino Sales Neto - UFCG

Gabriel da Silva Freire - Mestrando (PPGHC/UFRN)

Gracineide Pereira dos Santos Oliveira - PDJ-CNPq/FAPERN/PPGHC-UFRN

Hozana Danize Lopes de Souza - Mestra (PPGHC-UFRN e PPGArqueologia-UFPE)

Jailma Maria de Lima - UFRN

Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestrando (PPGHC-UFRN)

Jessica Éveny Cardoso Martins - Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima - Conceição-PB

João Paulo de Lima - Secretaria de Educação de Serra Negra do Norte - RN

Jovelina Silva Santos – UERN / PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN

Juciene Batista Félix Andrade - UFRN

Kayann Gomes Batista - Doutorando (PPGArqueologia-UFPE)

Laise Vitória de Figueredo Souza - Mestranda (PPGHC/UFRN)

Leandro Vieira Cavalcante - UFRN

Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - UFRN

Maria Dolores de Araújo Vicente - SESC-Caicó/RN

Mario Sélio Ferreira de Brito - Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno - SEMEC - Santana do Matos-RN

Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula - Câmara Municipal de Currais Novos-RN

Roselia Cristina de Oliveira - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN

Rosenilson da Silva Santos - UERN

Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN - Campus Apodi

Thales Lordão Dias - Doutorando (PPGH-UFRN)

Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN

Vitória Maria Targino Filgueiras - Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN

Anais da VII Jornada Nacional de História dos Sertões / I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos
ISBN 978-65-01-20988-3
Caicó - RN - 11 a 14 de novembro de 2024

Realização
Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó
Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo
Caicó-RN – CEP 59374-000
E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br 

Organizadores
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
Joel Carlos de Souza Andrade
Ana Luísa Araújo Medeiros
Bianca Ferreira do Nascimento
Cleidiane de Araújo Oliveira
Francisca Araújo Saraiva
Gabriel da Silva Freire
Gabriella Beatriz Freire Xavier
Karollainy Kennya Dias de Medeiros
Laíse Vitória de Figueredo Souza
Tatiane Medeiros Alves

Identidade visual
Inspirada na xilogravura “Aves de arribação”, do mestre Givanildo, de Bezerros-PE (@gxilogravuras).

 

Versão condensada dos Anais para download em formato PDF
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