Educação Política e democratização do conhecimento: Análise documental do curso transmitido pela Rádio Rural de Caicó/RN organizado pelo MEB na década de 1980.

  • Autor
  • Maiara Gonçalves de Souza
  • Resumo
  •  

    O Curso de Educação Política foi transmitido na programação da Rádio Rural de Caicó, localizada no estado do Rio Grande do Norte, durante a década de 1980. Este estudo tem como objetivo principal a análise detalhada da documentação referente a esse curso, que inicia-se no Programa Aprenda em sua Casa em 25 de agosto de 1980, e posteriormente passou a ser exibido no Programa Caminhos da Libertação, ambos transmitidos pela emissora. Trata-se de uma organização do Movimento de Educação de Base (MEB), que foi criado em  1961, com o intuito inicial de combater o analfabetismo no Brasil. A Rádio Rural mantinha uma parceria recorrente com o MEB para a elaboração das programações. Dessa forma, o material que serve como base para as investigações encontra-se sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica (LABORDOC), que se localiza no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), um dos campus universitários pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esse acervo  integra o Fundo do MEB/Rádio Rural Caicó/RN, e faz parte do Departamento de História do CERES (DHC). Para a análise documental, optamos pelo método da “Análise de Conteúdo”, desenvolvido por Laurence Bardin. Este método consiste em uma abordagem que parte da interpretação textual com o propósito de explorar os significados e elementos presentes nos textos. Os documentos selecionados como base principal para a pesquisa, incluem a grade de programação do curso mencionado, e como suporte para comprovar a argumentação, foram utilizadas cartas dos próprios ouvintes. A programação era estruturada conforme um modelo padronizado, que incluía referência ao MEB, o nome do programa responsável pelo curso, menção à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a data da transmissão, o tema abordado no dia, o nome do(a) colaborador(a), do(a) apresentador(a) e a fonte consultada. O presente trabalho busca também estabelecer reflexões a respeito dos impactos do Curso de Educação Política na vida dos ouvintes regulares, bem como a sua importância enquanto uma forma de educação popular não formal. Esse curso reflete uma experiência histórica que buscava promover a conscientização política dos ouvintes frequentes da Rádio Rural de Caicó/RN e do MEB.

  • Palavras-chave
  • Educação Política, Rádio Rural, MEB, Caicó/RN, Educação popular.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Simpósio Temático 6 – Sertões, Educação e processos de interiorização
Voltar
  • Simpósio Temático 1 - Espaço e Natureza e Cultura nos sertões
  • Simpósio Temático 2 - Imagens e Paisagens dos Sertões no cinema brasileiro
  • Simpósio Temático 3 - “60 anos da Ditadura Militar no Brasil: Histórias e Memórias"
  • Simpósio Temático 4 - Hibridismos, cultos e devoções: trajetórias e possibilidades para compreender os caminhos da fé pelos sertões
  • Simpósio Temático 5 - História dos Sertões: escravidão, mestiçagens e trajetórias (séculos XVIII-XIX)
  • Simpósio Temático 6 – Sertões, Educação e processos de interiorização
  • Simpósio Temático 7 - Dinâmicas ambientais e territoriais do sertão semiárido
  • Simpósio Temático 8 – História indígena e ensino de História
  • Simpósio Temático 9 - Relações de poder, práticas políticas e imprensa
  • Simpósio Temático 10 – Política, Cultura e Desenvolvimento: Diálogos sobre a atuação estadunidense no Rio Grande do Norte nas décadas de 1960-1970
  • Simpósio Temático 11 – Terra, Água e Poder: os conflitos nos sertoes do semiarido na contemporaneidade
  • Simpósio Temático 12 - Saberes na encruzilhada: sertanidades e (ins)urgências de gênero, raça e território
  • Simpósio Temático 13 – História dos Sertões do Brasil no século XIX
  • Simpósio Temático 14 - Dinâmicas populacionais e territorialização dos sertões: processos históricos e demográficos (séculos XVI-XIX)
  • Simpósio Temático 15 - Os sertões a partir da materialidade: abordagens e perspectivas
  • Simpósio Temático 16 - História e quadrinhos: o uso dos quadrinhos como fonte histórica e recurso didático
Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - UFRN

Allyson Iquesac Santos de Brito - Mestrando (PPGHC/UFRN)

Ana Maria Veiga - UFPB

Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN

Beatriz Alves dos Santos – Doutoranda (PPGH/UFRN)

Bianca Ferreira do Nascimento - Mestranda (PPGHC/UFRN)

Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB

Cleidiane de Araújo Oliveira - Mestra (PPGHC/UFRN)

Fabio Mafra Borges - UFRN

Francisco Firmino Sales Neto - UFCG

Gabriel da Silva Freire - Mestrando (PPGHC/UFRN)

Gracineide Pereira dos Santos Oliveira - PDJ-CNPq/FAPERN/PPGHC-UFRN

Hozana Danize Lopes de Souza - Mestra (PPGHC-UFRN e PPGArqueologia-UFPE)

Jailma Maria de Lima - UFRN

Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestrando (PPGHC-UFRN)

Jessica Éveny Cardoso Martins - Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima - Conceição-PB

João Paulo de Lima - Secretaria de Educação de Serra Negra do Norte - RN

Jovelina Silva Santos – UERN / PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN

Juciene Batista Félix Andrade - UFRN

Kayann Gomes Batista - Doutorando (PPGArqueologia-UFPE)

Laise Vitória de Figueredo Souza - Mestranda (PPGHC/UFRN)

Leandro Vieira Cavalcante - UFRN

Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - UFRN

Maria Dolores de Araújo Vicente - SESC-Caicó/RN

Mario Sélio Ferreira de Brito - Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno - SEMEC - Santana do Matos-RN

Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula - Câmara Municipal de Currais Novos-RN

Roselia Cristina de Oliveira - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN

Rosenilson da Silva Santos - UERN

Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN - Campus Apodi

Thales Lordão Dias - Doutorando (PPGH-UFRN)

Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN

Vitória Maria Targino Filgueiras - Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN

Anais da VII Jornada Nacional de História dos Sertões / I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos
ISBN 978-65-01-20988-3
Caicó - RN - 11 a 14 de novembro de 2024

Realização
Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó
Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo
Caicó-RN – CEP 59374-000
E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br 

Organizadores
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
Joel Carlos de Souza Andrade
Ana Luísa Araújo Medeiros
Bianca Ferreira do Nascimento
Cleidiane de Araújo Oliveira
Francisca Araújo Saraiva
Gabriel da Silva Freire
Gabriella Beatriz Freire Xavier
Karollainy Kennya Dias de Medeiros
Laíse Vitória de Figueredo Souza
Tatiane Medeiros Alves

Identidade visual
Inspirada na xilogravura “Aves de arribação”, do mestre Givanildo, de Bezerros-PE (@gxilogravuras).

 

Versão condensada dos Anais para download em formato PDF
Clique aqui para baixar