Este trabalho versa sobre a trajetória de Márcio Benjamin (23 de fevereiro de 1980, Natal/RN), autor das obras Maldito Sertão (2012), Fome (2016), Agouro (2019) e Sina (2022). O objetivo é compreender suas relações sociais e culturais, perscrutando como ele tornou-se um escritor de terror e horror focado especialmente em narrativas ambientadas no sertão nordestino. Tal questão trata-se da primeira etapa investigativa de uma tese de doutorado ora em desenvolvimento, cuja problemática, situada na esfera da História Cultural, refere-se à elaboração das paisagens sertanejas na obra do escritor em comento. Para isso, parte-se da concepção atualmente recorrente nas humanidades sobre o conceito de paisagem, considerando-a representação cultural coletiva e/ou individual, conforme aponta o filósofo Jean-Marc Besse. Representação essa construída não apenas pelo olhar, mas pelos cinco sentidos, composta então pelas dimensões sinestésica e afetiva, segundo o crítico literário Michel Collot. Desse modo, cabe investigar as relações do escritor com o espaço empírico sobre o qual discorre ao elaborar paisagens em suas produções escritas. Tal investigação foi conduzida com base na leitura e fichamento de entrevistas com Márcio Benjamin, consultadas em sites e podcasts focados em literatura. A partir delas, foi possível identificar os seguintes pontos: O início de seu interesse por narrativas de terror/horror deu-se ainda na infância, associado ao seu interesse pelo sertão, devido às viagens de férias para a casa de uma avó residente em Umarizal/RN, sendo ela responsável pelos primeiros contatos de Benjamin com esse tipo de narrativa ao contar-lhe causos e lendas a partir da tradição oral. Tais memórias de sua infância somaram-se ao interesse literário que expandiu-se na adolescência no que se refere ao terror/horror, o que o levou a realizar uma escolha estética de, ao tornar-se escritor do gênero, direcionar seu foco para a criação de narrativas que se passam no espaço sertanejo, muitas delas inspiradas nas histórias ouvidas durante sua infância, bem como nas histórias que passou a ouvir na vida adulta, quando, ao tornar-se advogado na área trabalhista, passou a viajar e residir por alguns anos em cidades do interior nordestino. Márcio Benjamin costuma nomear as opções estéticas aqui brevemente descritas como “interihorror” e “terror/horror nordestino”, afirmando sua relação afetiva com o espaço escolhido como cenário de suas obras, assim como a compreensão de que o sertão de seus escritos não corresponde a uma realidade única, mas trata-se do que interessa-lhe do ponto de vista estético, com a finalidade de criar histórias capazes de provocar o medo no leitor. Tais pontos reforçam a noção de que as paisagens sertanejas em suas obras são elaboradas a partir de sua relação sinestésica e afetiva com o espaço, cabendo, adiante, investigar quais paisagens sertanejas são elaboradas em seus escritos e que sertões constituem os cenários de suas obras.
Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - UFRN
Allyson Iquesac Santos de Brito - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Ana Maria Veiga - UFPB
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Beatriz Alves dos Santos – Doutoranda (PPGH/UFRN)
Bianca Ferreira do Nascimento - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira - Mestra (PPGHC/UFRN)
Fabio Mafra Borges - UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Gracineide Pereira dos Santos Oliveira - PDJ-CNPq/FAPERN/PPGHC-UFRN
Hozana Danize Lopes de Souza - Mestra (PPGHC-UFRN e PPGArqueologia-UFPE)
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestrando (PPGHC-UFRN)
Jessica Éveny Cardoso Martins - Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima - Conceição-PB
João Paulo de Lima - Secretaria de Educação de Serra Negra do Norte - RN
Jovelina Silva Santos – UERN / PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Juciene Batista Félix Andrade - UFRN
Kayann Gomes Batista - Doutorando (PPGArqueologia-UFPE)
Laise Vitória de Figueredo Souza - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Leandro Vieira Cavalcante - UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - UFRN
Maria Dolores de Araújo Vicente - SESC-Caicó/RN
Mario Sélio Ferreira de Brito - Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno - SEMEC - Santana do Matos-RN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula - Câmara Municipal de Currais Novos-RN
Roselia Cristina de Oliveira - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Rosenilson da Silva Santos - UERN
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN - Campus Apodi
Thales Lordão Dias - Doutorando (PPGH-UFRN)
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN
Vitória Maria Targino Filgueiras - Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
Anais da VII Jornada Nacional de História dos Sertões / I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos ISBN 978-65-01-20988-3 Caicó - RN - 11 a 14 de novembro de 2024 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59374-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Ana Luísa Araújo Medeiros Bianca Ferreira do Nascimento Cleidiane de Araújo Oliveira Francisca Araújo Saraiva Gabriel da Silva Freire Gabriella Beatriz Freire Xavier Karollainy Kennya Dias de Medeiros Laíse Vitória de Figueredo Souza Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Aves de arribação”, do mestre Givanildo, de Bezerros-PE (@gxilogravuras).
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