A seca é um fenômeno caracterizado pela escassez de chuvas em determinados locais, com expressiva recorrência no semiárido brasileiro, na Região Nordeste. Essa condição afeta o acesso à água, o que vem causando danos sociais, econômicos e ambientais, atingindo populações e castigando famílias (MENEZES, SOUSA, SOUZA, RÊGO, 2021), especialmente da zona rural. A comunidade de Barrocas se localiza no município de Santana do Matos, no Rio Grande do Norte, e se situa em uma região com escassa disponibilidade de recursos hídricos, comprometendo atividades essenciais para a subsistência e o desenvolvimento da mesma.
Em 2018, a situação começou a mudar com a implementação de um projeto de perfuração de novos poços, que passou a oferecer água com menor teor salino e a viabilizar o uso de dessalinizadores. Essa medida ampliou o acesso a uma fonte de água mais segura e de melhor qualidade, destacando a resiliência da comunidade frente aos desafios da seca. A pesquisa propõe-se a responder como Barrocas resistiu a períodos de escassez extrema e de que maneira o sistema de dessalinização contribuiu para a sustentabilidade local.
O objetivo principal é analisar o processo de resistência da população, ressaltando as estratégias antes e depois da implementação dos dessalinizadores e buscando valorizar a luta por qualidade de vida e acesso a recursos hídricos adequados.
A metodologia adotada é de cunho exploratório, com pesquisa bibliográfica co bases nos seguintes autores: BURITI, BARBOSA (2018) CUNHA ( 2023), FARIAS, NETO, VIANA (2022), em seguida houve visitas de campo na comunidade, onde foi possível proporcionar uma análise prática e crítica das condições locais.
Os resultados indicam que o acesso facilitado à água melhorou as condições de vida da população, promovendo maior autonomia para atividades essenciais, como agricultura e criação de pequenos animais. A implementação do dessalinizador resultou em avanços significativos nas políticas públicas, fortalecendo a segurança hídrica e a resiliência da comunidade. A pesquisa conclui que o acesso direto e contínuo à água favorece a sustentabilidade e o bem-estar geral, destacando a importância de políticas públicas adaptadas ao semiárido nordestino para melhorar a qualidade de vida e apoiar a adaptação regional ao clima.
Com base no cenário apresentado, conclui-se que a implementação do dessalinizador gerou significativo impacto positivo para a população local dessa comunidade, pois o uso de poços com o auxílio do dessalinizador representa um avanço significativo nas políticas públicas para o semiárido, promovendo a segurança hídrica e fortalecendo a resiliência da comunidade rural. O acesso direto e regular à água não apenas contribui para a sustentabilidade das práticas locais, como também favorece o bem-estar geral dos moradores, demonstrando a importância de iniciativas que respondam diretamente às necessidades regionais e ajudem na adaptação ao contexto do semiárido nordestino.
Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - UFRN
Allyson Iquesac Santos de Brito - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Ana Maria Veiga - UFPB
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Beatriz Alves dos Santos – Doutoranda (PPGH/UFRN)
Bianca Ferreira do Nascimento - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira - Mestra (PPGHC/UFRN)
Fabio Mafra Borges - UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Gracineide Pereira dos Santos Oliveira - PDJ-CNPq/FAPERN/PPGHC-UFRN
Hozana Danize Lopes de Souza - Mestra (PPGHC-UFRN e PPGArqueologia-UFPE)
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestrando (PPGHC-UFRN)
Jessica Éveny Cardoso Martins - Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima - Conceição-PB
João Paulo de Lima - Secretaria de Educação de Serra Negra do Norte - RN
Jovelina Silva Santos – UERN / PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Juciene Batista Félix Andrade - UFRN
Kayann Gomes Batista - Doutorando (PPGArqueologia-UFPE)
Laise Vitória de Figueredo Souza - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Leandro Vieira Cavalcante - UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - UFRN
Maria Dolores de Araújo Vicente - SESC-Caicó/RN
Mario Sélio Ferreira de Brito - Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno - SEMEC - Santana do Matos-RN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula - Câmara Municipal de Currais Novos-RN
Roselia Cristina de Oliveira - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Rosenilson da Silva Santos - UERN
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN - Campus Apodi
Thales Lordão Dias - Doutorando (PPGH-UFRN)
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN
Vitória Maria Targino Filgueiras - Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
Anais da VII Jornada Nacional de História dos Sertões / I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos ISBN 978-65-01-20988-3 Caicó - RN - 11 a 14 de novembro de 2024 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59374-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Ana Luísa Araújo Medeiros Bianca Ferreira do Nascimento Cleidiane de Araújo Oliveira Francisca Araújo Saraiva Gabriel da Silva Freire Gabriella Beatriz Freire Xavier Karollainy Kennya Dias de Medeiros Laíse Vitória de Figueredo Souza Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Aves de arribação”, do mestre Givanildo, de Bezerros-PE (@gxilogravuras).
Versão condensada dos Anais para download em formato PDF Clique aqui para baixar