No Movimento de Educação de Base (MEB), Sistema Caicó-RN, emergiu a possibilidade de uma educação para a saúde, através de programas como: o Aprenda em Sua Casa, Cultura Sertaneja e Caminhos da Libertação. Eram programações semanais que auxiliavam na construção de uma visão de saúde com temáticas sobre alimentação, higiene corporal e do lar, causas e consequências das doenças etc. As fontes manuseadas são materiais datilografados e que serviram de base para os programas radiofônicos transmitidos pela rádio rural de Caicó-RN. Nesse sentido, percebe-se uma preocupação desse Movimento Educativo para com uma Educação popular voltada para a saúde. O conceito de Educação Popular para com essa prática pedagógica, pautado, em uma linha de pensamento freiriana, busca compreender os mecanismos educativos/pedagógicos que o Movimento de Educação de Base, buscava utilizar para com o seu público ouvinte, aprender partindo de uma pedagogia do cotidiano. E a educação popular em saúde busca refletir que embora as instituições políticas busquem o caráter universalizante e democrático, vivemos em uma sociedade de classes, e portanto, o objetivo é pensar as experiências em saúde levando em conta um comprometimento coletivo de aprendizagem, crítica da realidade e o aperfeiçoamento de uma luta popular segundo Stoz (2005). O respaldo teórico metodológico dos documentos citados, se dão através da aplicação de análise de conteúdo de Análise de Conteúdo Laurence Bardin, estudando as estruturas e linguagens presentes em cada programa radiofônico, foi possível perceber uma adaptação da linguagem técnico científica para o público ouvinte do MEB, assim, ligando as aulas sobre educação para a saúde com a Educação Popular. O conceito de Educação Popular para com essa prática pedagógica, pautado, em uma linha de pensamento freiriana, busca compreender os mecanismos educativos/pedagógicos que o Movimento de Educação de Base, buscava utilizar para com o seu público ouvinte, aprender partindo de uma pedagogia do cotidiano. Em síntese, a pesquisa documental mapeou cerca de trinta programas em diferentes recortes temporais com a temática citada. Educação popular em saúde através dos programas radiofônicos do Movimento de Educação de Base (MEB)
Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - UFRN
Allyson Iquesac Santos de Brito - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Ana Maria Veiga - UFPB
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Beatriz Alves dos Santos – Doutoranda (PPGH/UFRN)
Bianca Ferreira do Nascimento - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira - Mestra (PPGHC/UFRN)
Fabio Mafra Borges - UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Gracineide Pereira dos Santos Oliveira - PDJ-CNPq/FAPERN/PPGHC-UFRN
Hozana Danize Lopes de Souza - Mestra (PPGHC-UFRN e PPGArqueologia-UFPE)
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestrando (PPGHC-UFRN)
Jessica Éveny Cardoso Martins - Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima - Conceição-PB
João Paulo de Lima - Secretaria de Educação de Serra Negra do Norte - RN
Jovelina Silva Santos – UERN / PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Juciene Batista Félix Andrade - UFRN
Kayann Gomes Batista - Doutorando (PPGArqueologia-UFPE)
Laise Vitória de Figueredo Souza - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Leandro Vieira Cavalcante - UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - UFRN
Maria Dolores de Araújo Vicente - SESC-Caicó/RN
Mario Sélio Ferreira de Brito - Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno - SEMEC - Santana do Matos-RN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula - Câmara Municipal de Currais Novos-RN
Roselia Cristina de Oliveira - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Rosenilson da Silva Santos - UERN
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN - Campus Apodi
Thales Lordão Dias - Doutorando (PPGH-UFRN)
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN
Vitória Maria Targino Filgueiras - Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
Anais da VII Jornada Nacional de História dos Sertões / I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos ISBN 978-65-01-20988-3 Caicó - RN - 11 a 14 de novembro de 2024 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59374-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Ana Luísa Araújo Medeiros Bianca Ferreira do Nascimento Cleidiane de Araújo Oliveira Francisca Araújo Saraiva Gabriel da Silva Freire Gabriella Beatriz Freire Xavier Karollainy Kennya Dias de Medeiros Laíse Vitória de Figueredo Souza Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Aves de arribação”, do mestre Givanildo, de Bezerros-PE (@gxilogravuras).
Versão condensada dos Anais para download em formato PDF Clique aqui para baixar