Educação popular em saúde através dos programas radiofônicos do Movimento de Educação de Base

  • Autor
  • Karollainy Kennya Dias de Medeiros
  • Co-autores
  • Juciene Batista Félix Andrade
  • Resumo
  •  

    No Movimento de Educação de Base (MEB), Sistema Caicó-RN, emergiu a possibilidade de uma educação para a saúde, através de programas como:  o Aprenda em Sua Casa, Cultura Sertaneja e Caminhos da Libertação. Eram programações semanais que auxiliavam na construção de uma visão de saúde com temáticas sobre alimentação, higiene corporal e do lar, causas e consequências das doenças etc. As fontes manuseadas são materiais datilografados e que serviram de base para os programas radiofônicos transmitidos pela rádio rural de Caicó-RN. Nesse sentido, percebe-se uma preocupação desse Movimento Educativo para com uma Educação popular voltada para a saúde. O conceito de Educação Popular para com essa prática pedagógica, pautado, em uma linha de pensamento freiriana, busca compreender os mecanismos educativos/pedagógicos que o Movimento de Educação de Base, buscava utilizar para com o seu público ouvinte, aprender partindo de uma pedagogia do cotidiano. E a educação popular em saúde busca refletir que embora as instituições políticas busquem o caráter universalizante e democrático, vivemos em uma sociedade de classes, e portanto, o objetivo é pensar as experiências em saúde levando em conta um comprometimento coletivo de aprendizagem, crítica da realidade e o aperfeiçoamento de uma luta popular segundo Stoz (2005).  O respaldo teórico metodológico dos documentos citados, se dão através da aplicação de análise de conteúdo de Análise de Conteúdo Laurence Bardin, estudando as estruturas e linguagens presentes em cada programa radiofônico, foi possível perceber uma adaptação da linguagem técnico científica para o público ouvinte do MEB, assim, ligando as aulas sobre educação para a saúde com a Educação Popular. O conceito de Educação Popular para com essa prática pedagógica, pautado, em uma linha de pensamento freiriana, busca compreender os mecanismos educativos/pedagógicos que o Movimento de Educação de Base, buscava utilizar para com o seu público ouvinte, aprender partindo de uma pedagogia do cotidiano. Em síntese, a pesquisa documental mapeou cerca de trinta programas em diferentes recortes temporais com a temática citada. Educação popular em saúde através dos programas radiofônicos do Movimento de Educação de Base (MEB)

     

  • Palavras-chave
  • Movimento de Educação de Base, Saúde, Educação Popular.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Simpósio Temático 6 – Sertões, Educação e processos de interiorização
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  • Simpósio Temático 1 - Espaço e Natureza e Cultura nos sertões
  • Simpósio Temático 2 - Imagens e Paisagens dos Sertões no cinema brasileiro
  • Simpósio Temático 3 - “60 anos da Ditadura Militar no Brasil: Histórias e Memórias"
  • Simpósio Temático 4 - Hibridismos, cultos e devoções: trajetórias e possibilidades para compreender os caminhos da fé pelos sertões
  • Simpósio Temático 5 - História dos Sertões: escravidão, mestiçagens e trajetórias (séculos XVIII-XIX)
  • Simpósio Temático 6 – Sertões, Educação e processos de interiorização
  • Simpósio Temático 7 - Dinâmicas ambientais e territoriais do sertão semiárido
  • Simpósio Temático 8 – História indígena e ensino de História
  • Simpósio Temático 9 - Relações de poder, práticas políticas e imprensa
  • Simpósio Temático 10 – Política, Cultura e Desenvolvimento: Diálogos sobre a atuação estadunidense no Rio Grande do Norte nas décadas de 1960-1970
  • Simpósio Temático 11 – Terra, Água e Poder: os conflitos nos sertoes do semiarido na contemporaneidade
  • Simpósio Temático 12 - Saberes na encruzilhada: sertanidades e (ins)urgências de gênero, raça e território
  • Simpósio Temático 13 – História dos Sertões do Brasil no século XIX
  • Simpósio Temático 14 - Dinâmicas populacionais e territorialização dos sertões: processos históricos e demográficos (séculos XVI-XIX)
  • Simpósio Temático 15 - Os sertões a partir da materialidade: abordagens e perspectivas
  • Simpósio Temático 16 - História e quadrinhos: o uso dos quadrinhos como fonte histórica e recurso didático
Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - UFRN

Allyson Iquesac Santos de Brito - Mestrando (PPGHC/UFRN)

Ana Maria Veiga - UFPB

Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN

Beatriz Alves dos Santos – Doutoranda (PPGH/UFRN)

Bianca Ferreira do Nascimento - Mestranda (PPGHC/UFRN)

Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB

Cleidiane de Araújo Oliveira - Mestra (PPGHC/UFRN)

Fabio Mafra Borges - UFRN

Francisco Firmino Sales Neto - UFCG

Gabriel da Silva Freire - Mestrando (PPGHC/UFRN)

Gracineide Pereira dos Santos Oliveira - PDJ-CNPq/FAPERN/PPGHC-UFRN

Hozana Danize Lopes de Souza - Mestra (PPGHC-UFRN e PPGArqueologia-UFPE)

Jailma Maria de Lima - UFRN

Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestrando (PPGHC-UFRN)

Jessica Éveny Cardoso Martins - Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima - Conceição-PB

João Paulo de Lima - Secretaria de Educação de Serra Negra do Norte - RN

Jovelina Silva Santos – UERN / PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN

Juciene Batista Félix Andrade - UFRN

Kayann Gomes Batista - Doutorando (PPGArqueologia-UFPE)

Laise Vitória de Figueredo Souza - Mestranda (PPGHC/UFRN)

Leandro Vieira Cavalcante - UFRN

Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - UFRN

Maria Dolores de Araújo Vicente - SESC-Caicó/RN

Mario Sélio Ferreira de Brito - Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno - SEMEC - Santana do Matos-RN

Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula - Câmara Municipal de Currais Novos-RN

Roselia Cristina de Oliveira - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN

Rosenilson da Silva Santos - UERN

Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN - Campus Apodi

Thales Lordão Dias - Doutorando (PPGH-UFRN)

Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN

Vitória Maria Targino Filgueiras - Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN

Anais da VII Jornada Nacional de História dos Sertões / I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos
ISBN 978-65-01-20988-3
Caicó - RN - 11 a 14 de novembro de 2024

Realização
Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó
Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo
Caicó-RN – CEP 59374-000
E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br 

Organizadores
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
Joel Carlos de Souza Andrade
Ana Luísa Araújo Medeiros
Bianca Ferreira do Nascimento
Cleidiane de Araújo Oliveira
Francisca Araújo Saraiva
Gabriel da Silva Freire
Gabriella Beatriz Freire Xavier
Karollainy Kennya Dias de Medeiros
Laíse Vitória de Figueredo Souza
Tatiane Medeiros Alves

Identidade visual
Inspirada na xilogravura “Aves de arribação”, do mestre Givanildo, de Bezerros-PE (@gxilogravuras).

 

Versão condensada dos Anais para download em formato PDF
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