O presente trabalho fornece uma proposta de história em quadrinhos acerca dos processos que serviram para eclosão da “Guerra dos Bárbaros” e suas consequências ocorridas na capitania do Rio Grande, acontecimento que estendendo-se da segunda metade do século XVII até as duas primeiras décadas do século XVIII. Um dos eventos que possui uma das maiores lutas representativas acerca da resistência indígena na região do Seridó potiguar, todavia, invisibilizadas como tal. Desse modo, produzimos uma proposta didática de uma história em quadrinho intitulada "A INVASÃO DOS BÁRBAROS: A História sobre a Guerra dos Bárbaros entre os séculos XVII e XVIII", com o intuito principal de destacar e instaurar a relevância indígena em nossa história local. Elemento muitas vezes negligenciado no ensino tradicional de história, sendo essencial para que os discentes construam uma conexão com sua própria história e identidade regional. O material didático foi estruturado para facilitar o uso pelos docentes como apoio em sala de aula. Na qual retrata a Guerra dos Bárbaros sob a perspectiva de resistência indígena, contando a história de Jaci, uma personagem criada em prol de trazer também uma representação feminina, desenvolvendo-se entre fatos comprovados e ficção. A narrativa objetiva capturar a atenção de estudantes e público em geral, utilizando descrições visuais detalhadas que revivem cenários históricos e culturais, proporcionando uma experiência envolvente. Foi realizado um levantamento bibliográfico, utilizando artigos acadêmicos encontrados em plataformas com base científica, como o Google Acadêmico, visando enriquecer a parte teórica do trabalho. Estudos já confirmaram que quadrinhos no ensino de história são eficazes, melhorando compreensão, criatividade e práticas artísticas, além de incentivar a leitura diária. O ato da produção desta proposta, aflorou os interesses acerca de recursos didáticos, especialmente a utilização de histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica, pois busca inovar o ensino de história local, superando as limitações dos recursos tradicionais. Este projeto tem como objetivo despertar o entusiasmo dos estudantes, estabelecendo conexões interdisciplinares, estimulando assim uma aprendizagem profunda e significativa e fortalecendo a identidade local. A abordagem inovadora das histórias em quadrinhos apresenta temas complexos de forma atraente e acessível, fomentando o pensamento crítico e a reflexão. Este estudo pode transformar o ensino de história local, tornando-o mais atraente e eficaz, permitindo que os alunos desenvolvam uma conexão mais profunda com sua região.
Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - UFRN
Allyson Iquesac Santos de Brito - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Ana Maria Veiga - UFPB
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Beatriz Alves dos Santos – Doutoranda (PPGH/UFRN)
Bianca Ferreira do Nascimento - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira - Mestra (PPGHC/UFRN)
Fabio Mafra Borges - UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Gracineide Pereira dos Santos Oliveira - PDJ-CNPq/FAPERN/PPGHC-UFRN
Hozana Danize Lopes de Souza - Mestra (PPGHC-UFRN e PPGArqueologia-UFPE)
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestrando (PPGHC-UFRN)
Jessica Éveny Cardoso Martins - Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima - Conceição-PB
João Paulo de Lima - Secretaria de Educação de Serra Negra do Norte - RN
Jovelina Silva Santos – UERN / PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Juciene Batista Félix Andrade - UFRN
Kayann Gomes Batista - Doutorando (PPGArqueologia-UFPE)
Laise Vitória de Figueredo Souza - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Leandro Vieira Cavalcante - UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - UFRN
Maria Dolores de Araújo Vicente - SESC-Caicó/RN
Mario Sélio Ferreira de Brito - Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno - SEMEC - Santana do Matos-RN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula - Câmara Municipal de Currais Novos-RN
Roselia Cristina de Oliveira - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Rosenilson da Silva Santos - UERN
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN - Campus Apodi
Thales Lordão Dias - Doutorando (PPGH-UFRN)
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN
Vitória Maria Targino Filgueiras - Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
Anais da VII Jornada Nacional de História dos Sertões / I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos ISBN 978-65-01-20988-3 Caicó - RN - 11 a 14 de novembro de 2024 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59374-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Ana Luísa Araújo Medeiros Bianca Ferreira do Nascimento Cleidiane de Araújo Oliveira Francisca Araújo Saraiva Gabriel da Silva Freire Gabriella Beatriz Freire Xavier Karollainy Kennya Dias de Medeiros Laíse Vitória de Figueredo Souza Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Aves de arribação”, do mestre Givanildo, de Bezerros-PE (@gxilogravuras).
Versão condensada dos Anais para download em formato PDF Clique aqui para baixar