“Guerra dos Bárbaros”: Proposta de História em Quadrinhos como Material Didático no Ensino de História Local e Regional.

  • Autor
  • Joara Francineide Silva do Nascimento
  • Co-autores
  • Larissa da Silva Moura
  • Resumo
  • O presente trabalho fornece uma proposta de história em quadrinhos acerca dos processos que serviram para eclosão da “Guerra dos Bárbaros” e suas consequências ocorridas na capitania do Rio Grande, acontecimento que estendendo-se da segunda metade do século XVII até as duas primeiras décadas do século XVIII. Um dos eventos que possui uma das maiores lutas representativas acerca da resistência indígena na região do Seridó potiguar, todavia, invisibilizadas como tal. Desse modo, produzimos uma proposta didática de uma história em quadrinho intitulada "A INVASÃO DOS BÁRBAROS: A História sobre a Guerra dos Bárbaros entre os séculos XVII e XVIII", com o intuito principal de destacar e instaurar a relevância indígena em nossa história local. Elemento muitas vezes negligenciado no ensino tradicional de história, sendo essencial para que os discentes construam uma conexão com sua própria história e identidade regional. O material didático foi estruturado para facilitar o uso pelos docentes como apoio em sala de aula. Na qual retrata a Guerra dos Bárbaros sob a perspectiva de resistência indígena, contando a história de Jaci, uma personagem criada em prol de trazer também uma representação feminina, desenvolvendo-se entre fatos comprovados e ficção. A narrativa objetiva capturar a atenção de estudantes e público em geral, utilizando descrições visuais detalhadas que revivem cenários históricos e culturais, proporcionando uma experiência envolvente. Foi realizado um levantamento bibliográfico, utilizando artigos acadêmicos encontrados em plataformas com base científica, como o Google Acadêmico, visando enriquecer a parte teórica do trabalho. Estudos já confirmaram que quadrinhos no ensino de história são eficazes, melhorando compreensão, criatividade e práticas artísticas, além de incentivar a leitura diária. O ato da produção desta proposta, aflorou os interesses acerca de recursos didáticos, especialmente a utilização de histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica, pois busca inovar o ensino de história local, superando as limitações dos recursos tradicionais. Este projeto tem como objetivo despertar o entusiasmo dos estudantes, estabelecendo conexões interdisciplinares, estimulando assim uma aprendizagem profunda e significativa e fortalecendo a identidade local. A abordagem inovadora das histórias em quadrinhos apresenta temas complexos de forma atraente e acessível, fomentando o pensamento crítico e a reflexão. Este estudo pode transformar o ensino de história local, tornando-o mais atraente e eficaz, permitindo que os alunos desenvolvam uma conexão mais profunda com sua região. 

  • Palavras-chave
  • Guerra dos Bárbaros, Caicó, história em quadrinhos, história local, identidade, ensino.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Simpósio Temático 16 - História e quadrinhos: o uso dos quadrinhos como fonte histórica e recurso didático
Voltar
  • Simpósio Temático 1 - Espaço e Natureza e Cultura nos sertões
  • Simpósio Temático 2 - Imagens e Paisagens dos Sertões no cinema brasileiro
  • Simpósio Temático 3 - “60 anos da Ditadura Militar no Brasil: Histórias e Memórias"
  • Simpósio Temático 4 - Hibridismos, cultos e devoções: trajetórias e possibilidades para compreender os caminhos da fé pelos sertões
  • Simpósio Temático 5 - História dos Sertões: escravidão, mestiçagens e trajetórias (séculos XVIII-XIX)
  • Simpósio Temático 6 – Sertões, Educação e processos de interiorização
  • Simpósio Temático 7 - Dinâmicas ambientais e territoriais do sertão semiárido
  • Simpósio Temático 8 – História indígena e ensino de História
  • Simpósio Temático 9 - Relações de poder, práticas políticas e imprensa
  • Simpósio Temático 10 – Política, Cultura e Desenvolvimento: Diálogos sobre a atuação estadunidense no Rio Grande do Norte nas décadas de 1960-1970
  • Simpósio Temático 11 – Terra, Água e Poder: os conflitos nos sertoes do semiarido na contemporaneidade
  • Simpósio Temático 12 - Saberes na encruzilhada: sertanidades e (ins)urgências de gênero, raça e território
  • Simpósio Temático 13 – História dos Sertões do Brasil no século XIX
  • Simpósio Temático 14 - Dinâmicas populacionais e territorialização dos sertões: processos históricos e demográficos (séculos XVI-XIX)
  • Simpósio Temático 15 - Os sertões a partir da materialidade: abordagens e perspectivas
  • Simpósio Temático 16 - História e quadrinhos: o uso dos quadrinhos como fonte histórica e recurso didático
Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - UFRN

Allyson Iquesac Santos de Brito - Mestrando (PPGHC/UFRN)

Ana Maria Veiga - UFPB

Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN

Beatriz Alves dos Santos – Doutoranda (PPGH/UFRN)

Bianca Ferreira do Nascimento - Mestranda (PPGHC/UFRN)

Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB

Cleidiane de Araújo Oliveira - Mestra (PPGHC/UFRN)

Fabio Mafra Borges - UFRN

Francisco Firmino Sales Neto - UFCG

Gabriel da Silva Freire - Mestrando (PPGHC/UFRN)

Gracineide Pereira dos Santos Oliveira - PDJ-CNPq/FAPERN/PPGHC-UFRN

Hozana Danize Lopes de Souza - Mestra (PPGHC-UFRN e PPGArqueologia-UFPE)

Jailma Maria de Lima - UFRN

Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestrando (PPGHC-UFRN)

Jessica Éveny Cardoso Martins - Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima - Conceição-PB

João Paulo de Lima - Secretaria de Educação de Serra Negra do Norte - RN

Jovelina Silva Santos – UERN / PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN

Juciene Batista Félix Andrade - UFRN

Kayann Gomes Batista - Doutorando (PPGArqueologia-UFPE)

Laise Vitória de Figueredo Souza - Mestranda (PPGHC/UFRN)

Leandro Vieira Cavalcante - UFRN

Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - UFRN

Maria Dolores de Araújo Vicente - SESC-Caicó/RN

Mario Sélio Ferreira de Brito - Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno - SEMEC - Santana do Matos-RN

Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula - Câmara Municipal de Currais Novos-RN

Roselia Cristina de Oliveira - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN

Rosenilson da Silva Santos - UERN

Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN - Campus Apodi

Thales Lordão Dias - Doutorando (PPGH-UFRN)

Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN

Vitória Maria Targino Filgueiras - Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN

Anais da VII Jornada Nacional de História dos Sertões / I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos
ISBN 978-65-01-20988-3
Caicó - RN - 11 a 14 de novembro de 2024

Realização
Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó
Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo
Caicó-RN – CEP 59374-000
E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br 

Organizadores
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
Joel Carlos de Souza Andrade
Ana Luísa Araújo Medeiros
Bianca Ferreira do Nascimento
Cleidiane de Araújo Oliveira
Francisca Araújo Saraiva
Gabriel da Silva Freire
Gabriella Beatriz Freire Xavier
Karollainy Kennya Dias de Medeiros
Laíse Vitória de Figueredo Souza
Tatiane Medeiros Alves

Identidade visual
Inspirada na xilogravura “Aves de arribação”, do mestre Givanildo, de Bezerros-PE (@gxilogravuras).

 

Versão condensada dos Anais para download em formato PDF
Clique aqui para baixar