No ensino básico, os povos indígenas ainda são expostos como secundários no processo de formação e construção social do Brasil, além de representados com generalizações e estereótipos. Nos livros didáticos há conteúdos com a temática indígena, porém são apresentados de forma dispersa e sem uma interpretação ou análise que mostre as relações temporal e social desses grupos históricos com as populações atuais.
Considerando os reflexos da Lei 11.645/08 que coloca como obrigatório o ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira no ensino fundamental e médio, além das mudanças a partir da BNCC de 2017, o presente trabalho tem como objetivo debater acerca da pesquisa e a construção de materiais didáticos sobre História Indígena desenvolvidos por professores e alunos das escolas indígenas para aplicação na rede escolar não-indígena, por meio da decolonialidade e uso de metodologias ativas de aprendizagem.
As atividades de pesquisa e desenvolvimento são realizadas por alunos selecionados pelo Programa de Apoio a Licenciatura da Universidade Federal da Paraíba do campo da História e vinculado às ações realizadas pelos Grupos de Pesquisa Abaiara – Estudos Indígenas da Paraíba e InovEH – Inovação no Ensino de História.
A partir de encontros de estudos, debates e atividades práticas, o projeto se estabelece por discussões sobre a relação de ensino/conhecimento sobre os povos indígenas, pesquisas sobre o uso de metodologias ativas no ensino de História e de História indígena, além da pesquisa e seleção de materiais produzidos por indígenas que possam ser adaptados para uso em escolas não-indígenas.
Logo, este trabalho, além de traçar discussões sobre a temática e problemáticas em torno da formação docente, tendo como base teórica a decolonialidade e de escopo metodológico o conceito de metodologias ativas, permite também preservar a autenticidade das percepções indígenas e aproximar com precisão e respeito a temática indígena na educação básica.
Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - UFRN
Allyson Iquesac Santos de Brito - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Ana Maria Veiga - UFPB
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Beatriz Alves dos Santos – Doutoranda (PPGH/UFRN)
Bianca Ferreira do Nascimento - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira - Mestra (PPGHC/UFRN)
Fabio Mafra Borges - UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire - Mestrando (PPGHC/UFRN)
Gracineide Pereira dos Santos Oliveira - PDJ-CNPq/FAPERN/PPGHC-UFRN
Hozana Danize Lopes de Souza - Mestra (PPGHC-UFRN e PPGArqueologia-UFPE)
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestrando (PPGHC-UFRN)
Jessica Éveny Cardoso Martins - Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima - Conceição-PB
João Paulo de Lima - Secretaria de Educação de Serra Negra do Norte - RN
Jovelina Silva Santos – UERN / PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Juciene Batista Félix Andrade - UFRN
Kayann Gomes Batista - Doutorando (PPGArqueologia-UFPE)
Laise Vitória de Figueredo Souza - Mestranda (PPGHC/UFRN)
Leandro Vieira Cavalcante - UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - UFRN
Maria Dolores de Araújo Vicente - SESC-Caicó/RN
Mario Sélio Ferreira de Brito - Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno - SEMEC - Santana do Matos-RN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula - Câmara Municipal de Currais Novos-RN
Roselia Cristina de Oliveira - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
Rosenilson da Silva Santos - UERN
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN - Campus Apodi
Thales Lordão Dias - Doutorando (PPGH-UFRN)
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN
Vitória Maria Targino Filgueiras - Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
Anais da VII Jornada Nacional de História dos Sertões / I Colóquio Internacional História dos Sertões e Outros Mundos ISBN 978-65-01-20988-3 Caicó - RN - 11 a 14 de novembro de 2024 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59374-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Ana Luísa Araújo Medeiros Bianca Ferreira do Nascimento Cleidiane de Araújo Oliveira Francisca Araújo Saraiva Gabriel da Silva Freire Gabriella Beatriz Freire Xavier Karollainy Kennya Dias de Medeiros Laíse Vitória de Figueredo Souza Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Aves de arribação”, do mestre Givanildo, de Bezerros-PE (@gxilogravuras).
Versão condensada dos Anais para download em formato PDF Clique aqui para baixar