Este trabalho é focado na apresentação do Movimento de Educação de Base (MEB) e às ações promovidas no entorno do Seridó Potiguar, agindo em conjunto com a Rádio Rural, o qual era utilizado como recurso tecnológico responsável por alcançar os diferentes espaços populacionais dessa região. Objetiva-se problematizar como as cartas enviadas aos programas da Rádio Rural possibilitam a realização de uma história do cotidiano na cidade de Caicó. Nessa ordem, o desenvolvimento da pesquisa é realizado através da análise das correspondências enviadas pelos alunos/ouvintes a programação do MEB e da Rádio. Seguindo esses fatores, os setores temáticos dos programas estavam ligados aos aspectos rotineiros, ou seja, questões acerca das vivências pessoais das comunidades, a exemplo: hábitos de cuidados pessoais, alimentação, saúde, política, agricultura, sindicalismo e entre outros em programas como: “Caminho da Libertação”, “Saúde Popular”, “Cultura Sertaneja”, “Aprenda em Sua Casa”, “Mulher Sertão” etc. Os assuntos abordados estavam direcionados aos objetivos primários de conscientizar e alfabetizar esses indivíduos do compartimento seridoense. As programações recebiam os retornos dos ouvintes da Rádio Rural, sistema Caicó, com diversidade de assuntos escritos nas cartinhas, como: pedidos de músicas, avisos de encontros, receitas de remédios caseiros, respostas de atividades, relatórios mensais dos monitores e notícias dos projetos nos espaços rurais. Diante desse quadro, evidenciamos as cartas como vestígios de memória que registraram parte histórica da atuação do MEB, juntamente com a Rádio Rural no Sertão potiguar nas décadas de 1970 e os anos iniciais de 1980, e os moradores da região como sujeitos históricos das atividades educativas. Os retornos eram enviados de diferentes locais do Seridó para a radiodifusão, assim, representavam uma forma de comunicação e interação do MEB, Rádio Rural e os comunitários. As cartas são de diferentes localizações do interior norte-riograndense, como: Jardim de Piranhas, São do Sabugi, Florânia, Parelhas, Cruzeta, Jucurutu etc. A comunicação enfatiza a valorização das cartas como fontes documentais e objetos de análise, introduz o gênero epistolar nas áreas de discussões e reflexões históricas, onde é possível compor uma narrativa com essas correspondências de frequência e perfil pessoal. Além disso, por meio desta pesquisa, é reforçado a problematização acerca dos agentes educacionais e propagação da educação básica nos âmbitos não-formais, visando o Rádio como ferramenta de ensino a distância nas décadas de 70 e 80 no Brasil. Conclui-se que a partir das temáticas é possível compreender o contexto histórico das ações pedagógicas nas comunidades sertanejas, havendo uma visão crítica das documentações trabalhadas, com isso, analisando a materialidade, temporalidade e espacialidade das cartas.
Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades ISBN 978-65-985933-5-3 Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59300-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Francisca Araújo Saraiva Gabriely késia de Oliveira Lôa Ismara Morais da Silva Karollainy Kennya Dias de Medeiros Leidiane Francelina Batista Luana Beatriz de Assis Ferreira Paula Roberta Maia de Oliveira Rian Felipe Dutra Diniz Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).