Açude Itans: Onde a História entra as águas

  • Autor
  • Yuriana Rayne de Oliveira
  • Co-autores
  • Cindy Kelly Medeiros de França , Uerley Gabriel de Medeiros Costa
  • Resumo
  • RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar a construção do Açude Itans, localizado em Caicó/RN, como expressão histórica, social e simbólica do enfrentamento das secas no Sertão Potiguar. Foi construído entre 1932 e 1936 pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e transcende sua função técnica de armazenamento hídrico ao assumir relevância na formação da identidade seridoense. Nesse sentido, a pesquisa busca compreender o processo de transformação do espaço físico em um território de pertencimento, no qual se entrelaçam dimensões materiais e afetivas. As fontes utilizadas incluem testemunhos memorialísticos, a exemplo dos descritos por Juciene Batista Félix Andrade (2010), embasados em Orris Barbosa e Francisco de Medeiros Valle, e produções culturais contemporâneas, como músicas e poemas que ressignificam o Itans no imaginário local. A metodologia adotada articula elementos da história oral, da geografia humanista e da crítica cultural, permitindo interpretar o açude como um “lugar de memória”, conforme proposto por Pierre Nora (1993), quanto como um espaço social construído pelas experiências e narrativas dos sujeitos. Os resultados evidenciam que a construção do Açude Itans não se limita à sua dimensão hidráulica, mas representa um marco nas transformações urbanas, econômicas e culturais da cidade de Caicó/RN. O estudo também aponta como a obra gerou uma microeconomia em torno do canteiro, promoveu a reorganização do espaço urbano e tornou-se símbolo da resistência popular. As narrativas de Barbosa e Valle, como destacadas por Félix Andrade (2010) revelam perspectivas complementares, sendo a do observador e a do trabalhador, que permitem compreender a obra tanto como política pública do Estado Novo quanto como experiência de sobrevivência e solidariedade no semiárido. O produto final da pesquisa foi a produção de uma fanzine voltada à comunidade escolar e regional, na intenção de democratizar o conhecimento, o tornando didático e acessível. Logo, inspirada na concepção de História Pública discutida por Gerald Zahavi (2011), entende-se que a produção histórica deve constituir um diálogo entre o saber acadêmico e o público, estimulando a construção compartilhada da memória. Uma vez que o público não é mero receptor das narrativas, mas parte ativa na elaboração do conhecimento sobre o passado, em interação com o saber historiográfico. Conclui-se que o Açude Itans constitui um patrimônio histórico e afetivo que ultrapassa sua função material, expressando a capacidade criadora e de resistência da população sertaneja diante da adversidade. Estudar a historicidade do açude Itans significa também refletir sobre os modos como as comunidades reinterpretam suas experiências e constroem sentidos de pertencimento, transformando o espaço físico em herança simbólica e educativa para a valorização da cultura local.

  • Palavras-chave
  • Açude Itans, Identidade, Memória, Seca
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Encontro de Saberes 3 – Sertões, educação, saúde e processos de interiorização
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  • Encontro de Saberes 1 - Pelas veredas do Brasil interior: memórias, experiências e sujeitos nos sertões do século XX
  • Encontro de Saberes 2 - Relações de poder, práticas políticas e imprensa
  • Encontro de Saberes 3 – Sertões, educação, saúde e processos de interiorização
  • Encontro de Saberes 4 – História indígena e ensino de História
  • Encontro de Saberes 5 - História da família, das mestiçagens e da escravidão em espaços sertanejos
  • Encontro de Saberes 6 - Sertões folclóricos: saberes, práticas e representações do espaço sertanejo a partir do discurso regionalista
  • Encontro de Saberes 7 - Terra, Água e Território: Conflitos e Resistências no Sertão Semiárido
  • Encontro de Saberes 8 – História, Turismo e Patrimônio Cultural: memórias e narrativas dos/sobre os Sertões
  • Encontro de Saberes 9 – O sagrado em movimento: espaços, devoções e experiências religiosas
  • Encontro de Saberes 10 - Mulheres, crimes e violência: olhares para o corpo feminino sob a esfera judicial
  • Encontro de Saberes 11 – História, gênero e sertões
  • Encontro de Saberes 12 - A Invenção do Sertão em Mídias Digitais e Telas: Discursos e Identidades Contemporâneas
  • Encontro de Saberes 13 - Contribuições dos Arquivos Digitais às Investigações em História da Educação, História da Matemática e História da Educação Matemática

Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades
ISBN 978-65-985933-5-3
Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025

Realização
Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó
Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo
Caicó-RN – CEP 59300-000
E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br 

Organizadores
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
Joel Carlos de Souza Andrade
Francisca Araújo Saraiva
Gabriely késia de Oliveira Lôa
Ismara Morais da Silva
Karollainy Kennya Dias de Medeiros
Leidiane Francelina Batista
Luana Beatriz de Assis Ferreira
Paula Roberta Maia de Oliveira
Rian Felipe Dutra Diniz
Tatiane Medeiros Alves

Identidade visual
Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).