O dito e o erudito: educação e cultura pela Rádio Rural de Caicó na década de 80

  • Autor
  • Rian Felipe Dutra Diniz
  • Resumo
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    O século XX foi marcado por uma série de movimentos visando o desenvolvimento da educação na população brasileira. Considerando o histórico de atraso devido a negligência política, algumas regiões do país, principalmente as zonas rurais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, entidades religiosas e políticas promoveram programas acessíveis para desenvolver a educação de base, que seriam, então, esse mínimo fundamental de conhecimentos, em termos das necessidades individuais, mas levando em conta os problemas da coletividade, e promovendo a busca de soluções para essas necessidades e esses problemas, através de métodos ativos (Fávero, 2004, p. 02). Nesse sentido, a Conferência Nacional de Bispos do Brasil cria, em 1961, o Movimento de Educação de Base, com enfoque educacional, abrangendo, principalmente, as zonas rurais dessas regiões. Em 1963, o Padre Henrique Lima de Vaz desenvolve uma reformulação através da ação popular, contemplando novos aspectos, objetivando a valorização da cultura popular, pesquisando, aproveitando e divulgando as riquezas culturais próprias do povo (MEB, 1962). No mesmo ano, na cidade de Caicó, Rio Grande do Norte, surge a Rádio Rural de Caicó, que leva os programas diversos do MEB para a região seridoense, onde as transmissões voltadas a cultura sertaneja, dita “popular”, ganham um grande enfoque, especialmente na década de 80. Os programas “Cultura Popular”, “Cultura Sertaneja” e “Cultura e Alegria” são marcos desse movimento, envolvendo debates e reflexões, a partir da cultura sertaneja, divulgando e incentivando o papel dos sertanejos no desenvolvimento da nação, através do conhecimento popular e do erudito, voltado para a realidade do povo, entendendo que, quando o saber erudito, ou científico, estuda o saber popular, transmitido de forma oral, valoriza e procura ver o que esse saber pode ser comprovado cientificamente. Dessa forma, os locutores buscam proporcionar momentos de discussão acerca da política, sociedade brasileira e o papel ativo dos ouvintes, influenciando, ainda, produções autorais comumente associadas aos sertanejos, como o cordel e o repente, com enfoque na sua comunidade rural e nos aprendizados obtidos nas locuções. Esses processos educacionais fazem parte de um conjunto de práticas que desenvolveram o conhecimento dos habitantes da região seridoense para além da educação de base, utilizando a cultura popular como elemento de aproximação das vivências sertanejas com a nação, aproximando essa região do país como um todo, rompendo a ideia de que os sertões são espaços afastados da nação, promovendo o desenvolvimento social, cultural e epistemológico, utilizando o rádio como instrumento metodológico, apresentando, ainda, a riqueza cultural da região seridoense, uma vez que o conhecimento exposto vinha de debates envolvendo os próprios sertanejos contando as suas histórias, desenvolvidas através do método educacional inspirado no modelo freiriano.

     

  • Palavras-chave
  • Educação, Cultura, Rádio Rural de Caicó
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Encontro de Saberes 3 – Sertões, educação, saúde e processos de interiorização
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  • Encontro de Saberes 1 - Pelas veredas do Brasil interior: memórias, experiências e sujeitos nos sertões do século XX
  • Encontro de Saberes 2 - Relações de poder, práticas políticas e imprensa
  • Encontro de Saberes 3 – Sertões, educação, saúde e processos de interiorização
  • Encontro de Saberes 4 – História indígena e ensino de História
  • Encontro de Saberes 5 - História da família, das mestiçagens e da escravidão em espaços sertanejos
  • Encontro de Saberes 6 - Sertões folclóricos: saberes, práticas e representações do espaço sertanejo a partir do discurso regionalista
  • Encontro de Saberes 7 - Terra, Água e Território: Conflitos e Resistências no Sertão Semiárido
  • Encontro de Saberes 8 – História, Turismo e Patrimônio Cultural: memórias e narrativas dos/sobre os Sertões
  • Encontro de Saberes 9 – O sagrado em movimento: espaços, devoções e experiências religiosas
  • Encontro de Saberes 10 - Mulheres, crimes e violência: olhares para o corpo feminino sob a esfera judicial
  • Encontro de Saberes 11 – História, gênero e sertões
  • Encontro de Saberes 12 - A Invenção do Sertão em Mídias Digitais e Telas: Discursos e Identidades Contemporâneas
  • Encontro de Saberes 13 - Contribuições dos Arquivos Digitais às Investigações em História da Educação, História da Matemática e História da Educação Matemática

Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades
ISBN 978-65-985933-5-3
Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025

Realização
Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó
Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo
Caicó-RN – CEP 59300-000
E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br 

Organizadores
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
Joel Carlos de Souza Andrade
Francisca Araújo Saraiva
Gabriely késia de Oliveira Lôa
Ismara Morais da Silva
Karollainy Kennya Dias de Medeiros
Leidiane Francelina Batista
Luana Beatriz de Assis Ferreira
Paula Roberta Maia de Oliveira
Rian Felipe Dutra Diniz
Tatiane Medeiros Alves

Identidade visual
Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).