Conquista pela terra: os sertões de dentro enquanto espaço disputado pelas missões religiosas no final do século XVII

  • Autor
  • Luana Beatriz de Assis Ferreira
  • Resumo
  • O seguinte estudo apresenta como objetivo principal compreender a espacialidade dos sertões de dentro da América portuguesa ao longo dos processos de expansão territorial, sobretudo com as missões capuchinhas francesas ao longo do rio São Francisco entre as décadas de 1670 a 1680. Para isso, foi realizada a análise das fontes principais, o Katecismo Indico da Lingua Kariris (1709) e a Relação de uma missão no rio São Francisco (1706) – ambas produzidas por missionários que atuaram na região durante o recorte temporal definido –, juntamente com um diálogo teórico com bibliografias dentro da lente conceitual de sertões, missões, conversão e projeto colonial. Segundo Capistrano de Abreu, os interiores das capitanias do norte percebiam uma constante movimentação política por controle e poder e, dessa forma, foi possível diferenciar esses territórios em sertões de dentro e de fora. Os sertões de dentro serão identificados como o recorte espacial em que os freis Martinho de Nantes e Bernardo de Nantes irão atuar nos seus trabalhos de catequese com os povos indígenas kariris entre 1671 a 1687, estendendo-se às margens do médio São Francisco, entre as fronteiras das capitanias de Pernambuco e da Bahia. O estudo das fontes traz a elucidação da ação dos missionários nos aldeamentos de Pambu, Aracapá e Cavalo e que, de acordo com os registros dos autores, essas populações estavam muito “dentro nos sertões” e afastados da “civilização” do litoral e, portanto, elas não tinham contato com a língua portuguesa e os hábitos europeus, caracterizando-os enquanto “rudes” e “bárbaros”. Diante disso, nota-se uma aproximação do espaço territorial dos sertões de dentro vinculado às construções clássicas sobre o sertão, como o interior que é morada dos tapuias debatido pelo geógrafo Antonio Robert Moraes, mas também abre espaço para novas interpretações. Conforme a antropóloga Maria Cristina Pompa, os sertões da América portuguesa apresentam um caráter móvel e são moldados a partir das relações sociais estabelecidas nele. Já a historiadora Ane Luise Mecenas, o sertão é entendido enquanto um espaço de conversão durante o período colonial, sendo um agente ativo dos processos de evangelização por ser o principal palco de disputa entre o poder religioso (na liderança das diversas ordens religiosas atuantes) e o poder colonial (sob controle dos colonos, proprietários de terra e fazendeiros). Dessa forma, observa-se o aspecto plural presente na construção dos sertões de dentro, sobretudo entre os confrontos por influência espacial, mas também eles são espaços diversos, com complexas relações sociais e um importante papel para a compreensão dessa temporalidade na história.

  • Palavras-chave
  • Disputa, Espaço, Sertões de dentro
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Encontro de Saberes 4 – História indígena e ensino de História
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  • Encontro de Saberes 1 - Pelas veredas do Brasil interior: memórias, experiências e sujeitos nos sertões do século XX
  • Encontro de Saberes 2 - Relações de poder, práticas políticas e imprensa
  • Encontro de Saberes 3 – Sertões, educação, saúde e processos de interiorização
  • Encontro de Saberes 4 – História indígena e ensino de História
  • Encontro de Saberes 5 - História da família, das mestiçagens e da escravidão em espaços sertanejos
  • Encontro de Saberes 6 - Sertões folclóricos: saberes, práticas e representações do espaço sertanejo a partir do discurso regionalista
  • Encontro de Saberes 7 - Terra, Água e Território: Conflitos e Resistências no Sertão Semiárido
  • Encontro de Saberes 8 – História, Turismo e Patrimônio Cultural: memórias e narrativas dos/sobre os Sertões
  • Encontro de Saberes 9 – O sagrado em movimento: espaços, devoções e experiências religiosas
  • Encontro de Saberes 10 - Mulheres, crimes e violência: olhares para o corpo feminino sob a esfera judicial
  • Encontro de Saberes 11 – História, gênero e sertões
  • Encontro de Saberes 12 - A Invenção do Sertão em Mídias Digitais e Telas: Discursos e Identidades Contemporâneas
  • Encontro de Saberes 13 - Contribuições dos Arquivos Digitais às Investigações em História da Educação, História da Matemática e História da Educação Matemática

Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades
ISBN 978-65-985933-5-3
Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025

Realização
Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó
Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo
Caicó-RN – CEP 59300-000
E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br 

Organizadores
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
Joel Carlos de Souza Andrade
Francisca Araújo Saraiva
Gabriely késia de Oliveira Lôa
Ismara Morais da Silva
Karollainy Kennya Dias de Medeiros
Leidiane Francelina Batista
Luana Beatriz de Assis Ferreira
Paula Roberta Maia de Oliveira
Rian Felipe Dutra Diniz
Tatiane Medeiros Alves

Identidade visual
Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).