Pensar no outro: o contato e a comparação nos escritos de Fernão Cardim

  • Autor
  • Jhonata Willyan de Figueiredo Santos
  • Resumo
  • No século XVI, as viagens ultramarinas deram início a um período de grandes transformações, gerando nos europeus uma grande preocupação em entender a dimensão global e as múltiplas culturas "desconhecidas" do continente americano. Diante desse cenário, os viajantes que exploraram essas regiões, habitadas há séculos, se dedicaram a projetos religiosos, principalmente os membros da Companhia de Jesus, enviados sob as ordens do Padroado Régio para converter os povos indígenas e consolidar a influência da Coroa portuguesa. Essa preocupação com o "outro" intensificou a produção de relatos escritos, uma vez que havia a necessidade de registrar as novidades do contato e transmiti-las para a Europa. A escrita jesuítica, em particular, seguia uma lógica padronizada, influenciada pelas Constituições da Companhia de Jesus, com relatórios, tratados e cartas que enfatizavam o sucesso missionário e os desafios enfrentados. Essa "escrita conquistadora" moldou a compreensão do continente americano, com o conquistador usando suas palavras para formar uma visão eurocêntrica sobre as populações nativas. Os relatos, imbuídos de uma perspectiva eurocêntrica, atendiam às demandas econômicas, políticas e religiosas do Velho Mundo e criavam os mais variados estereótipos sobre os indígenas. A pesquisa utiliza como fonte, uma sequência de textos e cartas de autoria do jesuíta Fernão Cardim. As obras são parte do mesmo grupo de produção literária de viajantes e religiosos que relataram suas descobertas e explorações para informar seus superiores e a Coroa. Descrevendo aspectos da cultura indígena, mas o faz utilizando referenciais europeus na forma de comparação, revelando a mentalidade colonial e evangelizadora da época. Embora a obra apresente uma descrição etnográfica, ela reflete a visão jesuítica sobre o indígena, o que muitas vezes desconsidera a complexidade das culturas nativas. Essa análise crítica da obra de Cardim busca compreender como seus escritos contribuíram para a construção de uma imagem estereotipada dos povos indígenas, que serviu para justificar a dominação e a exploração. 

     
  • Palavras-chave
  • Indígena, Fernão Cardim, Jesuíta, Escrita, Cultura.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Encontro de Saberes 4 – História indígena e ensino de História
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  • Encontro de Saberes 1 - Pelas veredas do Brasil interior: memórias, experiências e sujeitos nos sertões do século XX
  • Encontro de Saberes 2 - Relações de poder, práticas políticas e imprensa
  • Encontro de Saberes 3 – Sertões, educação, saúde e processos de interiorização
  • Encontro de Saberes 4 – História indígena e ensino de História
  • Encontro de Saberes 5 - História da família, das mestiçagens e da escravidão em espaços sertanejos
  • Encontro de Saberes 6 - Sertões folclóricos: saberes, práticas e representações do espaço sertanejo a partir do discurso regionalista
  • Encontro de Saberes 7 - Terra, Água e Território: Conflitos e Resistências no Sertão Semiárido
  • Encontro de Saberes 8 – História, Turismo e Patrimônio Cultural: memórias e narrativas dos/sobre os Sertões
  • Encontro de Saberes 9 – O sagrado em movimento: espaços, devoções e experiências religiosas
  • Encontro de Saberes 10 - Mulheres, crimes e violência: olhares para o corpo feminino sob a esfera judicial
  • Encontro de Saberes 11 – História, gênero e sertões
  • Encontro de Saberes 12 - A Invenção do Sertão em Mídias Digitais e Telas: Discursos e Identidades Contemporâneas
  • Encontro de Saberes 13 - Contribuições dos Arquivos Digitais às Investigações em História da Educação, História da Matemática e História da Educação Matemática

Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades
ISBN 978-65-985933-5-3
Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025

Realização
Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó
Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo
Caicó-RN – CEP 59300-000
E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br 

Organizadores
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
Joel Carlos de Souza Andrade
Francisca Araújo Saraiva
Gabriely késia de Oliveira Lôa
Ismara Morais da Silva
Karollainy Kennya Dias de Medeiros
Leidiane Francelina Batista
Luana Beatriz de Assis Ferreira
Paula Roberta Maia de Oliveira
Rian Felipe Dutra Diniz
Tatiane Medeiros Alves

Identidade visual
Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).