Esse trabalho tem por objetivo analisar o discurso dos intelectuais que escreviam para o jornal O Povo no período de 1889 a 1892, sobre a população pobre da região Seridó, classificados como indigentes. Sabe-se que a partir da perspectiva foucaultiana os discursos são produtores de saber e de poder, e dessa forma, o poder exercido pelos discursos dos bacharéis em direito filhos da elite seridoense, não tinha a intenção oprimir, mas de dar voz aqueles que eram considerados indigentes naquela época.
Representar outros, ser porta voz e defensores dos mais necessitados se fez presente em 36 notícias veiculadas pelo impresso, somadas a ideias evolucionistas que eram predominantes durante o pouco tempo de existência do periódico, ideias essas, típicas no contexto de passagem do sistema monárquico para o republicano.
Metodologicamente esta pesquisa seguiu os seguintes passos: a fonte de investigação foi o jornal O Povo, atualmente digitalizado na hemeroteca digital, foram selecionadas 36 notícias em função da palavra indigente na barra de pesquisa, temática das nossas reflexões. Aplicamos a análise do discurso do filósofo francês Michel Foucault para problematizarmos como o jornal, como um espaço de saber poder regulava por meio dos discursos dos bacharéis os enunciados sobre a indigência na cidade do Príncipe.
Como resultado concluímos que, a tentativa de defesa exercida pelos bacharéis ao mesmo tempo que funcionava como um socorro aos indigentes também silenciava e classificava a população pobre da região. Classificava publicando uma notícia que se concluía com: assinado "os socorridos", e silenciava porque em seu discurso de defesa não destacavam como essas pessoas realmente se defendiam cotidianamente.
Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades ISBN 978-65-985933-5-3 Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59300-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Francisca Araújo Saraiva Gabriely késia de Oliveira Lôa Ismara Morais da Silva Karollainy Kennya Dias de Medeiros Leidiane Francelina Batista Luana Beatriz de Assis Ferreira Paula Roberta Maia de Oliveira Rian Felipe Dutra Diniz Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).