Moinho Patrimonial: Manual para construção de um jogo didático

  • Autor
  • José Lúcio Pereira de Araújo
  • Co-autores
  • Jonatha Kauê Batista Dutra , Sueleyde Roque Nogueira
  • Resumo
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    O presente material didático foi desenvolvido na disciplina Oficina em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial ministrada pelo professor Fabio Mafra, por alunos do curso de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres - UFRN –Campus Caicó) Tendo por objetivo fazer com que a educação patrimonial participativa seja o caminho frente à problemática que assola a Região do Seridó Potiguar na contemporaneidade, o avanço das energias renováveis, especificamente eólica e solar. Conforme Moema Hofstaetter as energias renováveis, como são comumente designadas, com um discurso de energia limpa e sem impactos. Entretanto, a sua implementação causa impactos socioambientais, como também ameaçam o patrimônio natural e cultural do entorno desses empreendimentos. Diante desse, dilema surgiu o jogo Moinho Patrimonial para contribuir para o esclarecimento, bem como suscitar o pensamento crítico sobre ventos sopram destruições sobre os lugares de memórias. Nesse sentido, partimos de discussões sobre a importância da utilização da gamificação em sala de aula para que o aluno se tome protagonista do conhecimento, pois, conforme Silva e Oliveira (2020) a utilização de alguns aspectos dos jogos, como regras, recompensas, objetivos, são caminhos essenciais para tornar a aula mais atrativa e participativa. Além disso, foi preciso também fazer diálogos com conceitos sobre Patrimônio Cultural de autores como Funari e Pelegrini (2009), Jorge (2007), Dantas (2015). Logo, o material didático é um manual que irá guiar o aluno e o professor na construção do produto, que teve inspiração em jogos com a roleta, uno dentre outros. O material tem 5 capítulos com explicações e atividades sobre o que seria patrimônio cultural e natural, como também o que seriam os ventos incertos, tal quais materiais são necessários para construção e montagem do jogo, além do capítulo dedicado ao aplicador. Assim, por meio de uma conversar entre os personagens, o pássaro Acauã, a indígena Luiza e o professor Muirakytan o aluno será guiado nessa aventura de criar um jogo que discuti educação ambiental, educação patrimonial, e os impactos causados por energias ditas renováveis sobre nosso cotidiano e meio ambiente. Como resultados, temos o manual do material finalizado, contudo ele ainda não foi aplicado em sala de aula, bem como estamos procurando por editais para a publicação e distribuição do produto nas escolas. Portanto, que o produto possa ser um caminho para preservar aquilo que tornar-nos únicos na vasta imensidão do universo, nossa cultura local.

     

  • Palavras-chave
  • Gamificação, Patrimônio Cultural, Seridó, Energia Eólica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Encontro de Saberes 3 – Sertões, educação, saúde e processos de interiorização
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  • Encontro de Saberes 1 - Pelas veredas do Brasil interior: memórias, experiências e sujeitos nos sertões do século XX
  • Encontro de Saberes 2 - Relações de poder, práticas políticas e imprensa
  • Encontro de Saberes 3 – Sertões, educação, saúde e processos de interiorização
  • Encontro de Saberes 4 – História indígena e ensino de História
  • Encontro de Saberes 5 - História da família, das mestiçagens e da escravidão em espaços sertanejos
  • Encontro de Saberes 6 - Sertões folclóricos: saberes, práticas e representações do espaço sertanejo a partir do discurso regionalista
  • Encontro de Saberes 7 - Terra, Água e Território: Conflitos e Resistências no Sertão Semiárido
  • Encontro de Saberes 8 – História, Turismo e Patrimônio Cultural: memórias e narrativas dos/sobre os Sertões
  • Encontro de Saberes 9 – O sagrado em movimento: espaços, devoções e experiências religiosas
  • Encontro de Saberes 10 - Mulheres, crimes e violência: olhares para o corpo feminino sob a esfera judicial
  • Encontro de Saberes 11 – História, gênero e sertões
  • Encontro de Saberes 12 - A Invenção do Sertão em Mídias Digitais e Telas: Discursos e Identidades Contemporâneas
  • Encontro de Saberes 13 - Contribuições dos Arquivos Digitais às Investigações em História da Educação, História da Matemática e História da Educação Matemática

Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades
ISBN 978-65-985933-5-3
Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025

Realização
Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó
Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo
Caicó-RN – CEP 59300-000
E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br 

Organizadores
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
Joel Carlos de Souza Andrade
Francisca Araújo Saraiva
Gabriely késia de Oliveira Lôa
Ismara Morais da Silva
Karollainy Kennya Dias de Medeiros
Leidiane Francelina Batista
Luana Beatriz de Assis Ferreira
Paula Roberta Maia de Oliveira
Rian Felipe Dutra Diniz
Tatiane Medeiros Alves

Identidade visual
Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).