O presente trabalho discute o Ensino de História Indígena no Seridó através de uma proposta didática desenvolvida no âmbito do curso de Licenciatura em História da UFRN/CERES, no decorrer da Atividade Integradora “Oficina em Ensino e Pesquisa em Ensino de História”, ministrada pela professora Maria Alda Jana Dantas de Medeiros. A proposta apresenta um jogo de tabuleiro como material didático que possa ser utilizado por professores e professoras da Educação Básica em suas salas de aulas, como subsídio para discutir as populações originárias do Seridó, a partir da problematização sobre as narrativas propagadoras de um suposto “desaparecimento” dos povos indígenas após as “Guerras dos Bárbaros", no século XVII. Proposto como uma metodologia ativa de ensino, o material didático foi produzido com o auxílio de ferramentas como o Canva, e partiu da análise e discussão bibliográfica a respeito dos povos indígenas do Seridó, sobretudo dos trabalhos dos historiadores Helder de Alexandre Medeiros de Macedo e Fátima Martins Lopes. Além do material pedagógico, a proposta didática também apresenta aos docentes da Rede Básica orientações sobre como utilizar o recurso em sala de aula, indicando o público-alvo, duração da intervenção didática, o conteúdo historiográfico, sugestões de metodologias e avaliações e materiais complementares. Acredita-se que a proposta didática pode auxiliar os estudantes a compreenderem, problematizarem e refletirem sobre as populações nativas do Seridó, incentivando o desenvolvimento da criticidade histórica acerca do ambiente em que estão inseridos, a partir do Ensino de História Indígena.
Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades ISBN 978-65-985933-5-3 Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59300-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Francisca Araújo Saraiva Gabriely késia de Oliveira Lôa Ismara Morais da Silva Karollainy Kennya Dias de Medeiros Leidiane Francelina Batista Luana Beatriz de Assis Ferreira Paula Roberta Maia de Oliveira Rian Felipe Dutra Diniz Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).