Esta pesquisa investiga a vida e a atuação educacional de Padre Ausônio Tércio de Araújo, figura importante para compreender a história do Seridó potiguar, reconhecido por sua ampla contribuição à formação crítica e emancipatória de gerações. Sendo assim, buscamos compreender o sacerdote não apenas como agente religioso, mas como educador e um possível intelectual dos sertões, cuja ação ultrapassou o espaço eclesiástico, alcançando dimensões políticas, pedagógicas e sociais. O recorte temporal corresponde ao período de 1953 a 2015, tendo como ponto de partida o ano inicial da sua formação em Teologia e Filosofia em Roma, realizando mestrados nessas duas respectivas áreas, até sua aposentadoria das atividades educacionais. Nesse percurso, o Padre Tércio dirigiu instituições como o Colégio Diocesano Seridoense (CDS), o Ginásio João XXIII, o Seminário Santo Cura d’Ars, a Emissora de Educação Rural de Caicó, e o Núcleo Avançado de Caicó/NAC (atual CERES/UFRN). Sua participação no Movimento de Educação de Base (MEB) e no Conselho Estadual de Educação revela um projeto pedagógico comprometido com a democratização do conhecimento e a formação cidadã, em diálogo com os ideais de Paulo Freire e as transformações educacionais do pós-1960. O estudo dialoga com a História Social e a História da Educação, estabelecendo conexões com autores como, Jean-François Sirinelli, Verena Alberti e Durval Muniz de Albuquerque Júnior, a fim de compreender as relações entre memória, intelectualidade e educação nos sertões do Seridó na contemporaneidade, revisitando esse espaço como território de produção de saberes e de agentes históricos que desafiam o centralismo do litoral e da capital. As fontes englobam o Arquivo/Memorial Padre Ausônio Tércio de Araújo e entrevistas orais com ex-alunos, colegas de trabalho e colaboradores que conviveram com o padre. A metodologia combina Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) e História Oral/Memória, explorando as memórias coletivas que preservam o legado do sacerdote. A relevância desta investigação se dá ao reconhecermos a importância da valorização de experiências locais como produtoras de história e conhecimento. Ao reconstruir a trajetória de Pe. Tércio, o trabalho busca compreender as redes de sociabilidade e práticas educativas que contribuíram para redefinir o papel da educação nos sertões, de modo a propor um olhar diferente do tradicional e estereotipado que se tem sobre o Seridó, agora, pensado como território de intelectualidade e resistência cultural. O legado educativo e humanista do sacerdote revela que, nos sertões, a palavra, o rádio e a escola tornaram-se instrumentos de consciência e democratização do conhecimento.
Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades ISBN 978-65-985933-5-3 Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59300-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Francisca Araújo Saraiva Gabriely késia de Oliveira Lôa Ismara Morais da Silva Karollainy Kennya Dias de Medeiros Leidiane Francelina Batista Luana Beatriz de Assis Ferreira Paula Roberta Maia de Oliveira Rian Felipe Dutra Diniz Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).