Sinope
Presença indígena em terras do Seridó Potiguar no século XVIII: Proposta didática a partir de um cordel
Apesar da questão indígena ser um assunto introduzido desde muito cedo nas escolas, durante o estudo sobre o período colonial brasileiro, é necessário aproximar mais o aluno história dos povos originários. Uma das formas de viabilizar esse processo é abordar a presença indígena na história local; essa prática estimularia o educando a aprender a história do seu lugar, bem como sua própria história.
Com essa premissa, esse trabalho visa apresentar uma proposta didática com o intuito de abordar a presença indígena no Seridó potiguar no século XVIII, oferecendo como material didático um cordel sobre a “índia” Inês. A figura dessa mulher indígena foi estudada pelo historiador Helder Alexandre Medeiros de Macedo, o qual apresentou documentos históricos que indicavam a presença de uma indígena chamada Inês, que era proprietária de terras no sertão norte-rio-grandense. A partir da trajetória dessa personagem, o autor disserta sobre como os indígenas também fazem parte da genealogia das famílias do sertão do Seridó potiguar. Essas narrativas retratam as raízes indígenas na região do Seridó potiguar, a análise dos testemunhos orais dos habitantes do rio Piranhas demonstra a presença de Inês no passado do Seridó. Ainda hoje existem moradores do sítio “Inês Velha”, em Caicó, que se dizem descendentes da índia Inês.
Pretendemos, então, motivar e mobilizar os alunos a despertarem o interesse sobre a temática indígena no Seridó e compreenderem a importância dos povos nativos na história do sertão norte-rio-grandense.
Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades ISBN 978-65-985933-5-3 Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59300-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Francisca Araújo Saraiva Gabriely késia de Oliveira Lôa Ismara Morais da Silva Karollainy Kennya Dias de Medeiros Leidiane Francelina Batista Luana Beatriz de Assis Ferreira Paula Roberta Maia de Oliveira Rian Felipe Dutra Diniz Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).