O presente trabalho busca examinar a presença de notícias sobre o Nordeste e principalmente o sertão no principal jornal católico da década de 1930 – O jornal “A Cruz” – levando em consideração a direção de um dos mais influentes padres da época, o norte-rio-grandense J. Cabral, no período em que atravessa a sua direção editorial – compreende os anos 1930 a 1939 – o conhecido Padre J. Cabral, foi um dos personagens mais relevantes da cristianização católica do século XX. A partir de análises de artigos publicados no periódico “A Cruz”, exploraremos o campo religioso em sua atuação política considerando a ação da imprensa católica como veículo de informação e disputa. A imprensa católica A Cruz, foi um jornal vinculado à paróquia São João Batista, do Rio de Janeiro – filiado ao Centro da Boa Imprensa, fundado em 1910 com o intuito de desenvolver a imprensa católica no Brasil e fomentar a formação intelectual, política e religiosa dos leigos e sacerdotes.
A partir da “Bibliografia de padre J. Cabral” organizada pelo professor Renato Amado Peixoto, temos acesso ao envolvimento intelectual do padre potiguar com o movimento de recristianização desde a escrita de livros à atuação dentro do jornal A Cruz. Além disso, como aporte teórico, utilizaremos Bourdieu para explorar o campo religioso. Para historicizar o catolicismo nesse período, usaremos a bibliografia pertinente a ação católica no Brasil Republicano. Para elaborar o projeto deste artigo, foram utilizados jornais, especificamente notícias do jornal semanário “A Cruz” , órgão da paróquia São João Batista do Rio de Janeiro, sob a direção do Pe. J. Cabral, a partir de 1930 se estendendo até 1939, ano que o jornal deixou de circular por um período. Nesse Ínterim de 9 anos, foram analisadas artigos que mencionam o nordeste brasileiro. Textos que evidenciam a atuação política e religiosa mobilizado por J. Cabral correlacionando com os leigos na estruturação do catolicismo. Como suporte bibliográfico, serão utilizados a “Bibliografia de padre J. Cabral” organizada pelo professor Renato Amado Peixoto, professor do Departamento de História da UFRN. Para historicizar o catolicismo nesse período, além de teorizar acerca do interesse religioso – conceito trabalhado por Bourdieu – e a estrutura dessas relações, para tal, utilizaremos desse conceito supracitado por Bourdieu para trabalhar o capital religioso e a monopolização na gestão de bens e de interesses religiosos. A análise da presença do Nordeste — especialmente do sertão — no jornal A Cruz durante a década de 1930, sob a direção editorial do padre J. Cabral, revelou como a imprensa católica atuava não apenas como veículo de informação religiosa, mas também como instrumento de formação ativamente política. Ao examinar os artigos publicados nesse período, foi possível identificar uma narrativa que buscava denunciar as mazelas que afligiam os sertanejos, bem como as redes de articulações entre os agentes religiosos.
Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades ISBN 978-65-985933-5-3 Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59300-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Francisca Araújo Saraiva Gabriely késia de Oliveira Lôa Ismara Morais da Silva Karollainy Kennya Dias de Medeiros Leidiane Francelina Batista Luana Beatriz de Assis Ferreira Paula Roberta Maia de Oliveira Rian Felipe Dutra Diniz Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).