Fruto das ações do plano de trabalho “Trajetórias negras na produção escrita do/sobre os ‘sertões áridos’ (1930-1970)”, do projeto de iniciação científica “Os sertões áridos’: (re)leituras da paisagem, natureza e cultura escrita (1930-1970)”, este resumo propõe comunicar o estágio atual de nossa pesquisa que objetiva investigar e analisar a obra do folclorista e paraibano Ademar Victor de Menezes Vidal (1897-1986) em abordagens sobre o negro. Através de uma investigação empírica sobre a sua vida e obra, percebemos em Vidal uma produção de múltiplas narrativas acerca de temáticas sobre a sociedade nordestina. Dentre suas obras, nos deparamos com algumas tipologias documentais que assinalam o seu interesse e movimento de pesquisa pela temática do negro na sociedade paraibana, são alguns desses títulos: os três inéditos Práticas e costumes afro-brasileiros [s.d], Religiões africanas [s.d], Quando os negros chegaram [s.d]; o artigo Três séculos de escravidão na Paraíba [1979]; O texto O escravo sob o regime econômico: etnografia e patriarcalismo [1946], e fotografias que capturam o cotidiano sertanejo de sociabilidade negra. Conforme a análise de Maria Nilza Barbosa (2006), os estudos e escritos vidalianos revelam um esforço modesto e obstinado em registrar e descrever os aspectos da cultura popular do povo nordestino com ênfase no estudo do homem de classe subalterna, seus modos de vida, o sistema de dominação vigente e a violência que o cerca. Sendo assim, partindo dessa constatação, a nossa problemática ~consiste em tentar compreender e refletir sobre o quê, de que forma e pensando em que o Ademar Vidal tematiza sobre o negro, percebendo e articulando-o ao espaço sertanejo. Dessa forma, objetiva-se pensar numa textualidade da história a partir da análise do discurso em Foucault.
Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades ISBN 978-65-985933-5-3 Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59300-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Francisca Araújo Saraiva Gabriely késia de Oliveira Lôa Ismara Morais da Silva Karollainy Kennya Dias de Medeiros Leidiane Francelina Batista Luana Beatriz de Assis Ferreira Paula Roberta Maia de Oliveira Rian Felipe Dutra Diniz Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).