O presente texto traz consigo o objetivo de partilhar reflexões quanto ao uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de História, apresentando possibilidades de usá-la como linguagem historiográfica no ensino de História Indígena, respondendo positivamente à demanda colocada à educação por meio da Lei nº 11.645/08, que determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena.
Traremos como objeto de reflexão uma experiência desenvolvida na escola no contexto das atividades do PIBID - História, no âmbito do qual desenvolvemos uma HQ para trabalhar a temática da história indígena no Rio Grande do Norte, mais especificamente a chamada Guerra dos Bárbaros, um evento que marca a pujança da resistência indígena nesse território. A HQ traz trechos narrativos do conflito entre os povos indígenas do sertão e os lusitanos colonizadores, focando na resistência indígena na região do Vale do Assú.
A arte sequencial, durante muito tempo, encontrou-se vinculada apenas à dimensão de ludicidade e lazer entre os jovens, com os PCNs e o PNL trazendo a sugestão e orientação de seu uso a partir da década de 1990, gibi, mangá, graphic novel, passaram a fazer parte do acervo das bibliotecas públicas. Sua presença nas escolas fez com que os/as educadores/as passassem, paulatinamente, a ter outra impressão acerca das Histórias em Quadrinhos, que passam a ser utilizadas como recurso de aprendizagem, especialmente no ensino de História, que passa a se valer de uma cultura material que aproxima o universo dos/das educandos/as ao ambiente escolar, fomentando, assim, um processo de ensino-aprendizagem voltado ao desenvolvimento de uma consciência histórica conectada com o pensamento crítico-reflexivo.
A sequência didática desenvolvida é resultado de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, na qual utilizamos autores como Will Eisner (1989), Waldomiro Vergueiro e Paulo Ramos (2009) na discussão acerca da arte sequencial e de seu uso na sala de aula, para as reflexões pedagógicas lançamos mão da obra de Paulo Freire (1967, 1970, 1992), no que se refere ao debate acerca da cultura histórica e consciência histórica, estivemos em diálogo com textos de Andreza Andrade (2008) e Jörn Rüsen (2001), ainda, para pensarmos a dimensão da história indígena no contexto da história do tempo presente no contexto do Rio Grande do Norte, utilizamos a pesquisa de Andreza Andrade (2023). O trabalho desenvolvido de pesquisa, produção e aplicação da sequência didática reforça a potencialidade da arte sequencial no ensino de história, articulando a dimensão da consciência histórica dos/as alunos/as, a partir do diálogo entre as diferentes expressões da temporalidade, de modo que o olhar para o passado sob a ótica do presente, aponte sentidos para a resistência indígena, gestando um futuro no qual as comunidades indígenas assumam seu devido lugar na e a partir da diversidade.
Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades ISBN 978-65-985933-5-3 Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59300-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Francisca Araújo Saraiva Gabriely késia de Oliveira Lôa Ismara Morais da Silva Karollainy Kennya Dias de Medeiros Leidiane Francelina Batista Luana Beatriz de Assis Ferreira Paula Roberta Maia de Oliveira Rian Felipe Dutra Diniz Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).