História Indígena no/do Rio Grande do Norte: desafios ao ensino de História

  • Autor
  • Andreza de Oliveira Andrade
  • Resumo
  • O processo de apagamento das memórias, das histórias e das resistências indígenas no Rio Grande do Norte constitui um dos muitos passados em aberto que mantêm feridas ainda pulsantes no presente. Durante longo tempo, consolidou-se uma cultura histórica segundo a qual as populações indígenas teriam sido completamente exterminadas no Estado desde, pelo menos, o século XIX (ANDRADE, 2023). Tal narrativa não se restringiu ao domínio acadêmico e está intimamente vinculada a um projeto político e ideológico de branqueamento da população e de apagamento das memórias históricas dos povos originários e das populações negras escravizadas. Diante desse cenário, impõe-se ao ensino de História o desafio de contribuir para o desenvolvimento de uma nova cultura histórica no Rio Grande do Norte — uma cultura que reconheça, valorize e torne inteligível a continuidade histórica e a diversidade das populações indígenas locais. É nesse sentido que temos orientado o desenvolvimento de trabalhos e reflexões no âmbito do PIBID – História, de maneira que possamos aproximar graduandos/as das licenciaturas e das escolas da presença e da diversidade das populações indígenas do Rio Grande do Norte. Desenvolvendo um letramento histórico que se desafia a promover práticas pedagógicas que desestabilizem narrativas coloniais e eurocentradas, estimulando a reflexão crítica sobre o passado e o presente das relações étnico-raciais no Estado.

    O presente artigo propõe-se, nesse sentido, a compreender o processo de apagamento e silenciamento das populações indígenas potiguares, articulando-o com a história do tempo presente e com os desafios epistemológicos e políticos que se colocam à pesquisa e ao ensino de História. A atuação social das comunidades indígenas — em especial das mulheres, cuja presença se destaca na luta política e na organização comunitária — exige da historiografia e da educação histórica um reposicionamento de suas práticas e fundamentos.

    A partir de entrevistas realizadas no âmbito de minha pesquisa de doutoramento, o trabalho recorre à história oral como instrumento de escuta e de reconstrução das memórias indígenas, convidando quem lê a reconhecer a tessitura histórica da resistência desses povos no território potiguar. Essa resistência, além de reivindicar uma releitura do passado, agencia o presente por meio da produção intelectual de pessoas indígenas e de sua crescente inserção nos espaços institucionais de produção de conhecimento, como a universidade. Contudo, tal movimento não se limita ao âmbito acadêmico: manifesta-se também na luta por uma educação escolar indígena diferenciada, conduzida por membros das próprias comunidades e sustentada pelo Estado.

  • Palavras-chave
  • História Indígena, cultura histórica, ensino de história, povos indígenas do Rio Grande do Norte, oralidade, PIBID
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Encontro de Saberes 4 – História indígena e ensino de História
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  • Encontro de Saberes 1 - Pelas veredas do Brasil interior: memórias, experiências e sujeitos nos sertões do século XX
  • Encontro de Saberes 2 - Relações de poder, práticas políticas e imprensa
  • Encontro de Saberes 3 – Sertões, educação, saúde e processos de interiorização
  • Encontro de Saberes 4 – História indígena e ensino de História
  • Encontro de Saberes 5 - História da família, das mestiçagens e da escravidão em espaços sertanejos
  • Encontro de Saberes 6 - Sertões folclóricos: saberes, práticas e representações do espaço sertanejo a partir do discurso regionalista
  • Encontro de Saberes 7 - Terra, Água e Território: Conflitos e Resistências no Sertão Semiárido
  • Encontro de Saberes 8 – História, Turismo e Patrimônio Cultural: memórias e narrativas dos/sobre os Sertões
  • Encontro de Saberes 9 – O sagrado em movimento: espaços, devoções e experiências religiosas
  • Encontro de Saberes 10 - Mulheres, crimes e violência: olhares para o corpo feminino sob a esfera judicial
  • Encontro de Saberes 11 – História, gênero e sertões
  • Encontro de Saberes 12 - A Invenção do Sertão em Mídias Digitais e Telas: Discursos e Identidades Contemporâneas
  • Encontro de Saberes 13 - Contribuições dos Arquivos Digitais às Investigações em História da Educação, História da Matemática e História da Educação Matemática

Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades
ISBN 978-65-985933-5-3
Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025

Realização
Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó
Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo
Caicó-RN – CEP 59300-000
E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br 

Organizadores
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
Joel Carlos de Souza Andrade
Francisca Araújo Saraiva
Gabriely késia de Oliveira Lôa
Ismara Morais da Silva
Karollainy Kennya Dias de Medeiros
Leidiane Francelina Batista
Luana Beatriz de Assis Ferreira
Paula Roberta Maia de Oliveira
Rian Felipe Dutra Diniz
Tatiane Medeiros Alves

Identidade visual
Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).