Introdução
Este artigo objetiva refletir sobre a prática formativa de licenciandas em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), vinculadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido em 2025 na Escola Estadual em Tempo Integral José Augusto (EETIJA), em Caicó/RN. As atividades foram realizadas com turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio Integrado em Técnico em Informática, englobando observações, análise do Projeto Político-Pedagógico da escola e intervenções baseadas em metodologias ativas, dinâmicas coletivas, e o uso de fontes históricas nas aulas de História.
Objetivo
Compreender de que forma a experiência no PIBID-História, desenvolvida no EETIJA, contribui para a formação docente inicial e para o fortalecimento da escola pública como espaço formativo no Seridó Potiguar. Analisando como a articulação entre teoria e prática em contextos reais de ensino, contribui para o desenvolvimento da consciência crítica, da identidade docente e do compromisso com uma educação pública de qualidade. Além de problematizar limites e potencialidades da formação docente.
Fontes
Foram utilizadas como fontes o Projeto Político-Pedagógico da escola (PPP), registros das intervenções pedagógicas, observações sistemáticas e materiais didáticos elaborados durante as regências. Como referenciais teóricos que discutem a formação docente e a prática reflexiva, como as autoras Selma Pimenta (2004), Maria Lima (2021) e Marlene Cainelli (2004) onde reafirmam a importância de experiências de intervenção, e a relação entre a teoria e a prática como partes fundamentais na formação docente.
Resultados
O relato sistematiza os principais resultados obtidos em três eixos centrais: a compreensão do espaço escolar, a construção da prática docente reflexiva e a articulação entre teoria e prática na formação inicial. As reflexões coletivas realizadas após as intervenções destacaram a importância do diálogo entre universidade e escola como elemento de fortalecimento do desempenho educacional. Os resultados mostram que o PIBID-História contribuiu para o desenvolvimento das competências pedagógicas e investigativas das licenciandas, possibilitando compreender a escola pública como espaço legítimo de aprendizagem e transformação social. Assim, as práticas observadas e realizadas evidenciam que,o processo formativo está além do aprendizado técnico, envolvendo reflexão crítica e compromisso com uma educação justa e participativa.
Considerações finais
De acordo com o referente artigo analizado, o PIBID-História reafirma a escola pública do Seridó Potiguar como território de saberes, resistência e esperança. A experiência formativa fortaleceu o vínculo entre universidade e comunidade, destacando a docência como prática ética, crítica e socialmente comprometida. Ao integrar teoria e prática, o estudo evidencia o professor como mediador do conhecimento e agente de transformação social.
Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades ISBN 978-65-985933-5-3 Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59300-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Francisca Araújo Saraiva Gabriely késia de Oliveira Lôa Ismara Morais da Silva Karollainy Kennya Dias de Medeiros Leidiane Francelina Batista Luana Beatriz de Assis Ferreira Paula Roberta Maia de Oliveira Rian Felipe Dutra Diniz Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).