Pandemia do Covid-19 e a Educação: Uma reflexão sobre a influência da pandemia no desenvolvimento educacional dos estudantes do fundamental II da Escola Municipal Professora Francisca da Salete Ribeiro Barreto em Ipanguaçu - RN

  • Autor
  • Layanne Patrícia Fernandes de Souza
  • Co-autores
  • Maria Eduarda Bernardo Andrade da Silva
  • Resumo
  • O presente trabalho procura fazer uma análise sobre a influência da COVID-19 na educação, principalmente no período de alfabetização. Tendo como objeto de estudo a escola municipal Professora Francisca da Salete Ribeiro Barreto, situada na cidade de Ipanguaçu-RN. Esse trabalho busca compreender o déficit educacional em crianças e adolescentes do fundamental II, que teve seu modo de estudo modificado devido à pandemia. O COVID-19 trouxe profundas transformações no contexto educacional, exigindo adaptações rápidas e significativas nos modelos de ensino. O ensino presencial foi substituído de forma abrupta pela modalidade virtual (remota), causando dificuldades para educador e estudante. Mesmo em 2025, é perceptível o impacto que o ensino remoto teve na educação. Utilizando a escola municipal Professora Francsica da Salete Ribeiro Barreto, foram analisados os seus dados do CAEd dos anos 2024 e 2025, do SAEB 2019 e 2023, e questionários respondidos pelos alunos da escola. Essa pesquisa visa compreender o déficit enfrentado pelos alunos devido ao isolamento e como isso refletiu no seu aprendizado. Com isso, além dos dados, para compreender o contexto trabalhado, será trabalhado com referencial teórico a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para compreender as habilidades e competências dos alunos em suas respectivas séries, utilizando também Isabelle Lina de Laia Almeida (2021), que trabalha o isolamento social de crianças e adolescentes, Michele de Queiroz (2021) para entender a alfabetização de crianças no período pandêmico, e o Betisabel Vilar de Jesus Santos (2016) para entender como as notas do CAEd e SAEB influenciam no Ideb da escola, e por sua vez nas melhorias e mudanças metodológicas visando esses números.

  • Palavras-chave
  • Educação, Pandemia, CAEd, Ipanguaçu.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Encontro de Saberes 3 – Sertões, educação, saúde e processos de interiorização
Voltar
  • Encontro de Saberes 1 - Pelas veredas do Brasil interior: memórias, experiências e sujeitos nos sertões do século XX
  • Encontro de Saberes 2 - Relações de poder, práticas políticas e imprensa
  • Encontro de Saberes 3 – Sertões, educação, saúde e processos de interiorização
  • Encontro de Saberes 4 – História indígena e ensino de História
  • Encontro de Saberes 5 - História da família, das mestiçagens e da escravidão em espaços sertanejos
  • Encontro de Saberes 6 - Sertões folclóricos: saberes, práticas e representações do espaço sertanejo a partir do discurso regionalista
  • Encontro de Saberes 7 - Terra, Água e Território: Conflitos e Resistências no Sertão Semiárido
  • Encontro de Saberes 8 – História, Turismo e Patrimônio Cultural: memórias e narrativas dos/sobre os Sertões
  • Encontro de Saberes 9 – O sagrado em movimento: espaços, devoções e experiências religiosas
  • Encontro de Saberes 10 - Mulheres, crimes e violência: olhares para o corpo feminino sob a esfera judicial
  • Encontro de Saberes 11 – História, gênero e sertões
  • Encontro de Saberes 12 - A Invenção do Sertão em Mídias Digitais e Telas: Discursos e Identidades Contemporâneas
  • Encontro de Saberes 13 - Contribuições dos Arquivos Digitais às Investigações em História da Educação, História da Matemática e História da Educação Matemática

Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades
ISBN 978-65-985933-5-3
Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025

Realização
Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó
Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo
Caicó-RN – CEP 59300-000
E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br 

Organizadores
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
Joel Carlos de Souza Andrade
Francisca Araújo Saraiva
Gabriely késia de Oliveira Lôa
Ismara Morais da Silva
Karollainy Kennya Dias de Medeiros
Leidiane Francelina Batista
Luana Beatriz de Assis Ferreira
Paula Roberta Maia de Oliveira
Rian Felipe Dutra Diniz
Tatiane Medeiros Alves

Identidade visual
Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).