O presente trabalho objetiva analisar o processo de formação docente no curso de Licenciatura em História da UFRN, campus de Caicó, entre 1960 e 2013, destacando as transformações curriculares que acompanharam as mudanças sociais, políticas e pedagógicas do país. A pesquisa, de natureza documental e abordagem histórico-educacional, toma como fonte as matrizes curriculares e diretrizes institucionais do curso, buscando compreender como a inclusão e a diversidade passaram a integrar o projeto formativo dos futuros professores. Nos currículos das décadas iniciais, predominava uma estrutura voltada à transmissão de conteúdos eurocêntricos, sem espaço para discussões sobre diferenças culturais ou acessibilidade. Esse cenário começa a se modificar a partir dos anos 2000, com a inserção de componentes que abordam a educação especial e a diversidade. A virada mais significativa ocorre em 2011, quando a disciplina Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, é incorporada de forma obrigatória, permanecendo também no currículo de 2013 até a atualidade. Tal inserção reflete a influência do Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a obrigatoriedade do ensino da Libras nos cursos de licenciaturas e impulsiona uma nova concepção de formação docente no ensino superior. Mais do que atender a uma norma legal, a presença da Libras representa uma mudança de paradigma: ensinar História passa a envolver o reconhecimento das múltiplas linguagens e experiências humanas. Conforme Mantoan, a inclusão ultrapassa o campo da deficiência, propondo uma reorganização ética e pedagógica da escola. Nesse sentido, a Libras torna-se espaço de reflexão sobre linguagem, poder e cultura, possibilitando ao licenciando compreender a surdez como identidade e expressão cultural, como defendem Quadros e Karnopp. Nos sertões potiguares, onde se localiza o CERES, essa transformação assume contornos simbólicos e sociais profundos. A interiorização da UFRN ampliou o acesso ao ensino superior e consolidou o compromisso com uma educação inclusiva e humanizadora. A disciplina de Libras, mesmo com carga horária reduzida, atua como ponte entre o ensino de História e as políticas de democratização, incentivando práticas pedagógicas que valorizam as diferenças e fortalecem a cidadania. Conclui-se que a trajetória curricular da Licenciatura em História da UFRN revela um movimento contínuo de abertura à diversidade e ao diálogo intercultural. A inclusão da Libras expressa o amadurecimento de uma política formativa comprometida com a equidade, reafirmando o papel da universidade pública como espaço de transformação social e de valorização das múltiplas formas de comunicar, ensinar e aprender. Compreende-se o impacto social disso, uma vez que o CERES forma grande parte dos professores de História de Caicó e região.
Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades ISBN 978-65-985933-5-3 Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025 Realização Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo Caicó-RN – CEP 59300-000 E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br Organizadores Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Francisca Araújo Saraiva Gabriely késia de Oliveira Lôa Ismara Morais da Silva Karollainy Kennya Dias de Medeiros Leidiane Francelina Batista Luana Beatriz de Assis Ferreira Paula Roberta Maia de Oliveira Rian Felipe Dutra Diniz Tatiane Medeiros Alves Identidade visual Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).