A Presença da Libras e a inclusão nos currículos de História da UFRN/CERES: uma análise histórica e pedagógica (1960–2013)

  • Autor
  • Makênia Rhamilly Diniz
  • Co-autores
  • Bianca Sonale Fonseca da Silva
  • Resumo
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    O presente trabalho objetiva analisar o processo de formação docente no curso de Licenciatura em História da UFRN, campus de Caicó, entre 1960 e 2013, destacando as transformações curriculares que acompanharam as mudanças sociais, políticas e pedagógicas do país. A pesquisa, de natureza documental e abordagem histórico-educacional, toma como fonte as matrizes curriculares e diretrizes institucionais do curso, buscando compreender como a inclusão e a diversidade passaram a integrar o projeto formativo dos futuros professores. Nos currículos das décadas iniciais, predominava uma estrutura voltada à transmissão de conteúdos eurocêntricos, sem espaço para discussões sobre diferenças culturais ou acessibilidade. Esse cenário começa a se modificar a partir dos anos 2000, com a inserção de componentes que abordam a educação especial e a diversidade. A virada mais significativa ocorre em 2011, quando a disciplina Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, é incorporada de forma obrigatória, permanecendo também no currículo de 2013 até a atualidade. Tal inserção reflete a influência do Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a obrigatoriedade do ensino da Libras nos cursos de licenciaturas e impulsiona uma nova concepção de formação docente no ensino superior. Mais do que atender a uma norma legal, a presença da Libras representa uma mudança de paradigma: ensinar História passa a envolver o reconhecimento das múltiplas linguagens e experiências humanas. Conforme Mantoan, a inclusão ultrapassa o campo da deficiência, propondo uma reorganização ética e pedagógica da escola. Nesse sentido, a Libras torna-se espaço de reflexão sobre linguagem, poder e cultura, possibilitando ao licenciando compreender a surdez como identidade e expressão cultural, como defendem Quadros e Karnopp. Nos sertões potiguares, onde se localiza o CERES, essa transformação assume contornos simbólicos e sociais profundos. A interiorização da UFRN ampliou o acesso ao ensino superior e consolidou o compromisso com uma educação inclusiva e humanizadora. A disciplina de Libras, mesmo com carga horária reduzida, atua como ponte entre o ensino de História e as políticas de democratização, incentivando práticas pedagógicas que valorizam as diferenças e fortalecem a cidadania. Conclui-se que a trajetória curricular da Licenciatura em História da UFRN revela um movimento contínuo de abertura à diversidade e ao diálogo intercultural. A inclusão da Libras expressa o amadurecimento de uma política formativa comprometida com a equidade, reafirmando o papel da universidade pública como espaço de transformação social e de valorização das múltiplas formas de comunicar, ensinar e aprender. Compreende-se o impacto social disso, uma vez que o CERES forma grande parte dos professores de História de Caicó e região.

     

  • Palavras-chave
  • Formação docente, Libras, Inclusão, Ensino de História, UFRN, Interiorização.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Encontro de Saberes 3 – Sertões, educação, saúde e processos de interiorização
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  • Encontro de Saberes 1 - Pelas veredas do Brasil interior: memórias, experiências e sujeitos nos sertões do século XX
  • Encontro de Saberes 2 - Relações de poder, práticas políticas e imprensa
  • Encontro de Saberes 3 – Sertões, educação, saúde e processos de interiorização
  • Encontro de Saberes 4 – História indígena e ensino de História
  • Encontro de Saberes 5 - História da família, das mestiçagens e da escravidão em espaços sertanejos
  • Encontro de Saberes 6 - Sertões folclóricos: saberes, práticas e representações do espaço sertanejo a partir do discurso regionalista
  • Encontro de Saberes 7 - Terra, Água e Território: Conflitos e Resistências no Sertão Semiárido
  • Encontro de Saberes 8 – História, Turismo e Patrimônio Cultural: memórias e narrativas dos/sobre os Sertões
  • Encontro de Saberes 9 – O sagrado em movimento: espaços, devoções e experiências religiosas
  • Encontro de Saberes 10 - Mulheres, crimes e violência: olhares para o corpo feminino sob a esfera judicial
  • Encontro de Saberes 11 – História, gênero e sertões
  • Encontro de Saberes 12 - A Invenção do Sertão em Mídias Digitais e Telas: Discursos e Identidades Contemporâneas
  • Encontro de Saberes 13 - Contribuições dos Arquivos Digitais às Investigações em História da Educação, História da Matemática e História da Educação Matemática

Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre - PPGHC/UFRN
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - UFRN
Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra - PPGHC-UFRN
Claúdia Cristina do Lago Borges - UFPB
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda - PPGH-UFRN
Durval Muniz de Albuquerque Junior – UFRN
Eduardo Cristiano Hass da Silva - UFRN
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda - PPGH-UFRN
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda - PPGHC/UFRN
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG
Gabriel da Silva Freire – Mestre - PPGHC-UFRN
Helder Alexandre Medeiros Macedo – UFRN
Jailma Maria de Lima - UFRN
Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre - PPGHC-UFRN
Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda - PPGHC-UFRN
Jovelina Silva Santos - UERN
Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda - PPGHC/UFRN
Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora - UFRN
Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda– PPGHC-UFRN
Leandro Vieira Cavalcante – UFRN
Luan de Sousa Batista - Mestrando - PPGHC/UFRN
Luana Barros de Azevedo – Doutoranda – PPGH-UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda - PPGH-UFRN
Maria Maroni Lopes - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN
Tatiane Medeiros Alves – Mestranda - PPGHC/UFRN
Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando - PPGHC - UFRN
Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra - PPGHC-UFRN
Anais da VIII Jornada Nacional de História dos Sertões - O sertão e o mundo: interculturalidades
ISBN 978-65-985933-5-3
Caicó - RN - 04 a 07 de novembro de 2025

Realização
Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó
Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo
Caicó-RN – CEP 59300-000
E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br 

Organizadores
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
Joel Carlos de Souza Andrade
Francisca Araújo Saraiva
Gabriely késia de Oliveira Lôa
Ismara Morais da Silva
Karollainy Kennya Dias de Medeiros
Leidiane Francelina Batista
Luana Beatriz de Assis Ferreira
Paula Roberta Maia de Oliveira
Rian Felipe Dutra Diniz
Tatiane Medeiros Alves

Identidade visual
Inspirada na xilogravura “Juazeiro”, do mestre Gustavo Borges, de Bezerros-PE (@xilo_gustavoborges).