INTRODUÇÃO: Com a evolução dos princípios da osseointegração as próteses implantossuportadas estão se transformando em uma opção cada vez mais frequente de tratamento. Para alcançar o sucesso e a longevidade da prótese dentária é de extrema importância a adaptação, o acompanhamento e a orientação profissional acerca dos cuidados com a desinfecção e a higienização. O acúmulo do biofilme sobre as estruturas da prótese podem desenvolver lesões patológicas na mucosa, além de desenvolver halitose, cálculos salivares e pigmentação, prejudicando assim a reabilitação do paciente. OBJETIVO: Apresentar a importância da higienização de próteses removíveis, a fim de contribuir e orientar os profissionais da Odontologia sobre os métodos de higienização de próteses dentárias e os malefícios causados ao paciente quando não é feito a higienização de forma correta. METODOLOGIA: A revisão de literatura foi pautada em artigos científicos publicados em diferentes bases de dados (PubMed, Medlin e Scielo), com os descritores: Prótese Dentária, Higiene Bucal, Prótese Dentária Fixada por Implante. RESULTADOS: A manutenção constante das próteses implantossuportadas é essencial para a longevidade do tratamento. Existem vários meios de higienização e cabe ao cirurgião dentista instruir seus paciente e procurar sempre realizar visitas constantes ao cirurgião-dentista para avaliação das próteses a fim de evitar problemas relacionados a má higienização. CONCLUSÃO: O conhecimento do cirurgião-dentista acerca desses métodos, isto é, sua composição, eficácia e efeitos adversos, ajudam o profissional instruir de forma adequada o paciente. A responsabilidade de higienizar é do paciente e cabe ao profissional motivá-lo e instruí-lo a promover os meios e métodos adequados.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho