A odontologia legal vem ganhando notoriedade e se sobressaindo, nas últimas décadas, como ciência forense. Reconhecimento de vítimas, identificação e autuação de possíveis suspeitos são realizados mediante averiguações odontológicas. Cerca de 70% das identificações de vítimas de grandes desastres aéreos no mundo todo, são feitas através dos comparativos odontológicos.
Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre a importância e o papel do odontolegista na identificação de vítimas, relacionando-a com as medidas adotadas em tragédias de grandes proporções ocorridas no Brasil durante o início do ano de 2019.
Metodologia : A revisão de literatura foi pautada em artigos publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados (pubmed, scielo), utilizando os descritores: odontolegista; tragédias; identificação.
Resultados: Percebeu-se com base em 12 artigos verificados que o trabalho e a importância do profissional de odontologia legal vem crescendo e se solidificando cada vez mais. O método de análise e comparação de documentos odontológicos com as vítimas de desastres, é um processo mais rápido e de baixo custo em comparação com outros métodos, como os de análise de DNA por exemplo.
Considerações finais: A odontologia legal tem um grande peso no que diz respeito a sanar dúvidas quanto a identidade de corpos cuja a identificação facial se torna inviável, seja pelo estado avançado de decomposição ou pela forma da morte. É papel do cirurgião-dentista, mesmo que este não tenha a especialidade de odontolegista, arquivar os documentos odontológicos de seus pacientes de maneira correta, para que possam ser acessados e utilizados em momentos de necessidade.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho