As doenças crônicas não transmissíveis estão em constante crescimento na sociedade moderna, dentre elas a diabetes é a mais comum. O estilo de vida, as mudanças alimentares e os contextos cotidianos têm propiciado o aumento da quantidade de indivíduos que possuem o distúrbio metabólico.
O que ocasiona a predisposição do paciente diabético a desenvolver doenças periodontais, visto sua relação com o exacerbado aumento de mediadores inflamatórios que contribuem para as inflamações do periodonto.
Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre a relação entre diabetes mellitus e doenças periodontais como uma relação bidirecional, a fim de demonstrar o controle de ambas em conjunto.
Metodologia: A revisão de literatura foi pautada em artigos publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados (Pubmed, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde-BVS), utilizando os descritores: periodonto; diabetes; doenças periodontais; diabetes mellitus; periodontite.
Resultados: Percebeu-se com base em 10 artigos verificados que diabetes mellitus e doenças periodontais são diretamente relacionadas. Também verificado que o controle de uma das doenças está diretamente relacionado ao controle da outra.
Considerações finais: A presente revisão de literatura permite afirmar que: O diabetes mellitus está relacionado a alterações que predispõem a doença periodontal. A manutenção da saúde do periodonto tende a reduzir os riscos de desenvolvimento e avanço do diabetes, enquanto que em pacientes não controlados e com controle de placa bacteriana precário, a doença periodontal se propaga mais rápido e de forma mais severa.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho