INTRODUÇÃO: A doença periodontal é a segunda patologia mais prevalente no mundo e pode acometer pacientes do gênero feminino durante a gestação. A doença periodontal representa uma das doenças crônicas mais comuns no ser humano e é mediada por microorganismos gram-negativos. Para que a doença ocorra, é necessário haver interação entre biofilme dental e os tecidos periodontais por meio de respostas celulares e vasculares. OBJETIVO: Realizar uma revisão de literatura sobre a influência dos mecanismos que induzem a ocorrência do parto prematuro e nascimento prematuro com doença periodontal; alertar sobre a associação entre doença periodontal em gestantes e partos prematuros. METODOLOGIA: A revisão de literatura foi pautada em artigos científicos publicados em diferentes bases de dados (PubMed, Medlin e Scielo), com os descritores: parto prematuro, periodontite, gravidez. RESULTADOS: A gestação é um processo fisiológico no ciclo de vida feminino, o qual envolve complexas alterações físicas e emocionais. Nesse período, surgem alterações hormonais típicas que representam uma adaptação orgânica para a manutenção da gravidez e que promovem alterações fisiológicas funcionais, anatômicas, sistêmicas e locais. Durante a gestação, observam-se alterações nos tecidos gengivais, como por exemplo, o aumento da vascularização e permeabilidade desse tecido além de uma resposta exacerbada aos irritantes locais. CONCLUSÃO: A atenção com a saúde bucal da gestante não deverá ser descartada durante o pré-natal e, se possível, pré-concepcionais. Deve-se recomendar a todas as gestantes atentar para sua saúde bucal e que realizem consultas odontológicas periódicas para que diversas doenças que acometem a cavidade oral e que causam repercussões sistêmicas possam ser evitadas.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho