INTRODUÇÃO: Uma das alternativas para reabilitar pacientes com perda total dos dentes é a utilização de próteses tipo protocolos com carga imediata, fazendo com que os implantes recebam carga mastigatória sem a necessidade de esperar pela osseointegração. OBJETIVO: Revisar na literatura a importância da técnica de carga imediata em implantodontia, abordando as possibilidades de se reabilitar imediatamente, analisando os critérios para indicações, contraindicações e aspectos estéticos e oclusais da técnica. METODOLOGIA: A revisão de literatura foi pautada em artigos científicos publicados nos últimos 10 anos, nas bases de dados PubMed e Scielo, com os descritores: Implantes dentários; Carga imediata em implante dentário; Prótese dentária fixada por implante. RESULTADOS: De 20 artigos avaliados, foram selecionados 10. O planejamento do protocolo de prótese com carga imediata é um fator fundamental para o sucesso do procedimento cirúrgico e para o conforto que este procedimento pode representar para o paciente. Por estas razões, é de máxima importância avaliar as vantagens e desvantagens de cada caso e a capacidade de garantir a colocação da prótese num tempo útil para ser considerada carga imediata dos implantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Reabilitar pacientes com carga imediata sobre implantes é uma técnica viável. Uma relação risco/benefício deve ser avaliada para que através de cada condição do paciente seja realizado o planejamento. O profissional deve saber indicar adequadamente a sua aplicação, seguindo todos os critérios necessários para evitar que ocorram insucessos.
DESCRITORES: Implantes dentários. Carga imediata em implante dentário. Prótese dentária fixada por implante.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho