Lara Leite,Victor P. Feitosa.
Curso de Odontologia, Unifametro, Fortaleza, Brasil.
A procura por um sorriso harmônico com dentes brancos se tornou a meta de muita gente. A indústria passou a produzir clareadores dentais inovadores a fim de obter uma melhora na estética. Os agentes clareadores convencionais mais utilizados são o peróxido de hidrogênio e o peróxido de carbamida, o problema é que eles podem causar sensibilidade e desmineralizar o dente, com isto tem-se estudado o uso da covarina azul (CA), que é um pigmento que fica impregnado sobre o esmalte dentário, alterando suas propriedades ópticas e, influenciando a percepção de cor mais clara, associada à cremes dentais.Buscou-se revisar a literatura acerca da eficácia do tratamento clareador com creme dental contendo CA. Para tal, as palavras-chave blue covarine e whitening toothpaste foram pesquisadas no PubMed (2008-2018). Foram encontrados 9 artigos, sendo 1 excluído por ser uma revisão de literatura (critério de exclusão), resultando num total de 8 estudos. Com base nos estudos, a eficácia de tratamento clareador em cremes dentais contendo CA foi observada, e quando comparada a cremes dentais clareadores convencionais obteve efeito clareador melhor, o uso desse creme não pigmenta materiais restauradores e a CA não altera a abrasividade e a liberação de flúor dos cremes dentais. Como o produto ainda está em estudo tem também algumas divergências, pois sua eficácia é inferior e ausente em dentes já clareados com clareadores convencionais. Concluímos que o material de estudo sobre a eficácia da CA ainda é insuficiente e controverso devido a divergências metodológicas para se provar que possa ser considerada um agente clareador. Porém, seriam de suma importância estudos clínicos para sua comprovação.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho