PROMOÇÃO DA SAÚDE DO CORPO E DA SAÚDE BUCAL, UMA PRIORIDADE: REVISÃO DE LITERATURA.
Mariana Marques Vidal, Autor, Unifametro, mmv_96@hotmail.com
Antônio Alexandre Ferreira Lima, Coautor, Unifametro, alexandrelima193@gmail.com
Paula Ventura da Silveira, Orientador, Unifametro, paula.silveira@professor.unifametro.edu.br
Resumo: Na atualidade, a promoção conjunta da saúde do corpo e da saúde bucal, como uma prioridade da saúde pública deve ser um tema de amplo debate e visibilidade na comunidade acadêmica, profissional e pública, em respeito a melhorar e facilitar o trabalho do cirurgião-dentista, aumentando o bem estar da população. Objetivo: Revisar a literatura com foco na promoção da saúde baseada em estudos epidemiológicos, de planejamento e gestão do desempenho das pesquisas e sua aplicabilidade pública. Metodologia: Para levantamento bibliográfico, foi usada a base de dados Scielo, selecionando artigos científicos publicados entre 2014 e 2018, com descritores relacionados à saúde pública, saúde bucal e doenças bucais. Resultados: Dessa forma, foram identificados mais de 250 artigos e selecionados 10 estudos, com os critérios, por exemplo, tempo pré-definido e artigos citáveis, mostrando a cárie e a doença periodontal, como prioridades orais para as pesquisas de promoção conjunta com a saúde do corpo. Considerações finais: Conclui-se que ainda existe a necessidade de ocorrer mais pesquisas, avaliações e diálogos sobre a priorização na divulgação de informações e educação da população com o cuidado do corpo e o enfoque na saúde oral para redução de doenças, diversificando perspectivas futuras do cirurgião-dentista e da saúde pública na odontologia.
DESCRITORES: Saúde pública. Saúde bucal. Doenças bucais.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho