A mandíbula é o único osso móvel da face, tendo grande importância em atividades essenciais como a respiração, alimentação e fonação, além de exercer um forte papel na estética facial onde se torna mandatória uma intervenção no caso de enfermidades como as fraturas faciais. O objetivo deste trabalho é apresentar o caso clinico de um paciente do sexo masculino, 36 anos, leucoderma, normosistêmico (ASA I), vítima de acidente motociclístico. O paciente compareceu ao serviço 60 dias após o trauma, com queixa de maloclusão, dor ao abrir/fechar a boca, ao mastigar e insatisfação estética. Ao exame clinico extra-oral, se observou edema em região de ATM bilateralmente, trismo, degrau em região de corpo, angulo e base da mandíbula na região posterior bilateralmente, além de perda de projeção na região mentoniana. Ao exame intra-oral pode-se observar maloclusão com contato posterior prematuro. À avaliação de radiografia panorâmica e tomografia computadorizada, foi possível observar no lado direito da mandíbula fratura condilar baixa e de parassínfise, já no lado esquerdo fratura de corpo, angulo, ramo e condilar baixa, associada a traumatismo dento-alveolar na região anterior. O tratamento foi realizado em âmbito hospitalar sob anestesia geral, com Redução Aberta (acesso transcervical) e Fixação Funcionalmente Estável através das placas e parafusos de titânio do sistema 2.4 (perfil alto), 2.0 e 1.5. O paciente encontra-se em um pós-operatório de dois anos e observamos que a proposta de tratamento cirúrgico foi bem indicada uma vez que possibilitou adequada recuperação da função e estética, apresentando-se como uma alternativa satisfatória de tratamento.
DESCRITORES: Fracture Fixation. Fracture Fixation Internal. Open Reduction Fracture. Jaw Fixation Techniques.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho