INTRODUÇÃO: A fibrina rica em plaquetas (PRF) possui diversas aplicações na odontologia, e são relatadas por influenciar na regeneração, reparo e cicatrização tecidual, e até mesmo no remodelamento ósseo. OBJETIVO: Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura para explanar e descrever a aplicabilidade da PRF na odontologia. METODOLOGIA: A estratégia de busca utilizou os portais eletrônicos PubMed e Scielo, utilizando os descritores: “Fibrina rica em plaquetas”; “Regeneração”; “Cicatrização” e “Odontologia” e seus correspondentes em inglês. Os critérios de inclusão adotados foram estudos clínicos, in vitro e relatos de casos, publicados nos últimos 5 anos, nas línguas inglesa e portuguesa. RESULTADOS: De 35 artigos avaliados, foram selecionados 10. As aplicações clínicas da PRF em odontologia são bastante variadas, tais como: elevação de seio maxilar em combinação com enxertos ósseos; estabilização de materiais de enxerto; preservação do alvéolo após exodontia ou avulsão; cobertura de raízes com recessão; tratamento de defeitos ósseos; tratamento de lesão endodôntica e periodontal; tratamento de defeitos de furca e aprimoramento da cicatrização de feridas palatais após enxerto gengival livre. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A PRF tem baixo custo e é um material que necessita apenas do sangue autólogo, diminuindo o risco de infecção. A maioria dos estudos relata uma aceleração do processo de cicatrização de tecido mole e diminuição da severidade das sequelas pós-operatórias imediatas odontológicas.
DESCRITORES: Fibrina rica em plaquetas. Regeneração. Cicatrização. Odontologia.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho