A quitosana (QT) é um biopolímero derivado da desacetilação da quitina, um polissacarídeo encontrado no exoesqueleto de crustáceos. Estudos apontam que a baixa citoxicidade e a alta biocompatibilidade desse polímero possibilitam a sua adesão a outras substâncias, melhorando as propriedades físicas e os efeitos apresentados por estas, além de mostrar-se um excelente agente bacteriostático. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a utilização da quitosana na odontologia. Buscou-se, então, nas bases de dado PubMed e Scopus, no período entre 2010 e 2019, utilizando-se os descritores “Chitosan”, “Dentistry” e “Biopolymers” de maneira combinada. Foram obtidos 16 artigos na língua inglesa, após uma leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 14 artigos relevantes ao tema, sendo 13 estudos in vitro e 1 revisão sistemática. Estudos que não se adequavam ao tema foram excluídos, assim como revisões de literatura e relatos de caso. Na odontologia, o uso da QT tem sido relatado como aditivo em dentifrícios, reduzindo a desmineralização do esmalte e a ação de patógenos orais, como agente hemostático em pacientes que fazem uso de anti agregantes plaquetários, como um arcabouço que favorece a regeneração tecidual, entre outros. Dessa maneira, a quitosana mostra-se como uma substância de grande importância na odontologia, sendo necessários mais estudos com o intuito de conhecer o potencial máximo desse biopolímero, além de mais ensaios clínicos para validar seu uso em prática clínica odontológica.
Descritores: Chitosan. Dentistry. Biopolymers.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho