Especialmente na última década, os avanços em pesquisas relacionadas ao uso de enxertos xenógenos em implantodontia permitiram um melhor tratamento aos pacientes, atestando a importância da intensificação desses estudos. É fito deste estudo apresentar, por meio de revisão de literatura, o uso de enxertos xenógenos em implantodontia. Para tal realizou-se busca nas bases de dados Pubmed e Science Direct, utilizando combinadamente os descritores “Dental Implantation”, “Bone Transplantation”, “Dentristy” e “Heterografts”. Foi selecionado o período da última década e o idioma inglês, resultando em 18 artigos. Após a análise e a leitura dos títulos e resumos, 7 artigos que colaboraram para a produção do estudo foram selecionados, descartando as revisões de literatura e relatos de caso que não possuíam relação direta ao tema. Os enxertos xenógenos são advindos de doadores de espécies diferentes dos que irão receber esse procedimento. Por exemplo, a hidroxiapatita de origem bovina (Bio-Oss) é feita a partir da parte mineral do osso de tais animais, que por possuir grande semelhança ao osso humano possibilita maior compatibilidade no local aplicado, reduzindo as chances de rejeição do enxerto. Além disso, novos estudos associam os bons resultados de experiências ao emprego desse material, dado que os testes nos quais o Bio-Oss foi utilizado a regeneração no local do implante foi mais rápida. Tal fato torna esse assunto uma relevante alternativa no que se refere a procedimentos de implantes odontológicos e explica o motivo dele ser estudado amplamente há algumas décadas. Os biomateriais utilizados nos enxertos xenógenos, principalmente o bovino, têm-se mostrado muito promissores na implantodontia.
Descritores: Dental Implantation. Bone Transplantation. Dentistry. Heterografts.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho