O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento que afeta habilidades de socialização, comunicação e aprendizagem. Na odontopediatria, o atendimento a pacientes com este perfil, se torna ainda mais desafiador. Exige-se uma atuação odontológica qualificada para responder, por meio de métodos de atendimento e flexibilidade de cooperação com outros profissionais, às necessidades individuais e gerais de cada paciente autista. Busca-se com este estudo analisar e revisar as existentes literaturas sobre os desafios e métodos da odontopediatria no atendimento a pacientes infantis com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e exemplificar as dificuldades físicas e mentais dos mesmos que influenciam no status da saúde bucal dessa classe. Foi realizada pesquisa nas bases de dados PUBMED/Medline/Capes Periódicos utilizando os descritores “Pediatric Dentistry” AND “Autism” AND “Management” e aplicado os critérios de elegibilidade, artigos dos últimos 5 anos (2014-2019), artigos com ênfase em crianças autistas, atuação do odontopediatra no caso de pacientes com TEA e fatores do autismo na saúde bucal. Foram selecionados 7 artigos para serem explanados. A maioria dos estudos indica a necessidade dos aspectos multidisciplinar e cooperativo entre profissionais e familiares para viabilizar um tratamento bem sucedido ou menos traumático para a criança. Em determinados casos, a dificuldade de manejo para com a criança, será superada por meio de alguma atividade lúdica ou dispositivo tecnológico. Porém, em outros contextos mais severos, há a necessidade de atendimento odontológico em ambiente hospitalar com o uso de anestesia mais forte. A higienização bucal realizada no dia a dia, ainda é uma dificuldade a ser superada na maioria dos quadros.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho