Os rins possuem duas principais funções no organismo, uma função excretora e uma função endócrina. A IRC é uma doença causada pela destruição irreversível da estrutura funcional do rim chamada néfron, com isso as funções renais são reduzidas trazendo malefícios para o corpo, incluindo cavidade oral; as formas de tratamento são: diálise ou transplante. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi realizar uma revisão da literatura para abordar as manifestações orais e os cuidados no atendimento clínico-odontológico a esses pacientes. Foram pesquisados artigos nos últimos 10 anos nas bibliotecas virtuais PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, nos idiomas inglês e português; após o levantamento bibliográfico foram selecionados 10 artigos para a confecção do trabalho. Dentre as funções endócrinas que serão prejudicadas nos pacientes com IRC, temos: síntese de eritropoetina, regulação da pressão arterial e metabolização da vitamina D. Já com relação às funções excretoras, o paciente apresentará um acúmulo de metabolitos no sangue, como ureia e creatinina e anasarca. Com essas modificações, os pacientes apresentam algumas manifestações orais, dentre elas: halitose, xerostomia, osteodistrofia, estomatite urêmica e palidez de mucosa. No atendimento clínico-odontológico é importante ter uma anamnese criteriosa, os exames atuais do paciente como hemograma completo e atender em dias alternados a diálise. Em procedimentos onde haja possibilidade de sangramento, é importante uma profilaxia antibiótica e em procedimentos cruentos utilizar hemostáticos locais. Entender a IRC, suas manifestações orais e o manejo odontológico é dever do cirurgião-dentista, possibilitando um atendimento seguro ao paciente.
Descritores: Insuficiência renal crônica, manifestações bucais e odontologia.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho