Restaurações em resina composta têm sua longevidade comprometida pelo acúmulo de biofilme dental, na qual pode ocasionar pigmentação marginal, cárie secundária e perda da restauração. O desenvolvimento de agentes antibacterianos incorporados a resinas compostas e adesivos está sendo proposto para desempenhar atividade antibiofilme. O objetivo do estudo consiste em avaliar o efeito da incorporação de antibacterianos a materiais restauradores adesivos através de uma revisão de literatura. Para isso, foi realizada uma busca na base de dados Pubmed com os descritores “anti-bacterial agents” e “composite resins” entre os anos de 2014 e 2019. Após a leitura crítica de títulos e resumos 9 artigos foram inseridos nessa revisão, ao se adotar critérios de inclusão (estudos em “in vivo” e “in vitro”) e exclusão (revisões sistemáticas/literatura). Os estudos mostraram estratégias de incorporação e diferentes agentes antibacterianos utilizados em materiais restauradores, tais como clorexidina, flúor, nanopartículas (zinco, titânio e prata) e compostos quaternários de amônio (QACs). A clorexidina apresenta apenas efeitos antibacterianos em curto período de tempo devido a sua alta solubilidade. Além disso, a sua liberação do material reduz as propriedades mecânicas do compósito. Em contrapartida, nos QACs, o componente antibacteriano permanece imobilizado na matriz de resina, o que possibilita uma ação bactericida por contato e a não degradação da resina. Conclui-se que a incorporação de substâncias antimicrobianas a materiais restauradores consiste em uma técnica eficaz e a busca por agentes não liberadores corresponde à estratégia mais promissora para manutenção da longevidade da restauração.
DESCRITORES: Antibacterianos. Resinas compostas.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho